sábado, 31 de outubro de 2009

LEVEZA....







«Leve o pensamento na cabeça Tão leve que nem é preciso pensar noutra coisa, além de tudo aquilo que vivemos.Viver é pensar um pouco, Mas só o suficiente para não deixarmos de viver. Às vezes, viver é também lembrar do que se vive Dos grandes e prazeirosos momentos juntos Que vez ou outra, não são muito grandes mas que nos fazem um bem enorme.Viver é correr o risco de não pensar de não querer pensar nada além do que se está vivendo Como se aqui e agora fosse tudo o que tivéssemos. É tudo o que temos! Leve também cada expressão no rosto De saudade, de carinho ou de desejos Leve no coração uma gostosa sensação de paz Essa mesma paz que nos faz ir em busca das mudanças Leve esse sorriso no rosto de quem sabe que está chegando Sabe também que está sempre partindo um pouco Sem deixar de ter consigo todas as estradas porque passou.»
Arthoni



Ps. Leve a vida bem de leve, esforce-se por tornar o peso em leveza, leve consigo a ternura dum afago, a ternura de um beijo a uma criança carente , a um amigo que espera por si, leve consigo um raio de luz num dia escuro, leve um coração cheio de amor.



Herminia Coelho Lopes

30 comentários:

  1. Que bonito post. me gusto mucho..

    Un placer leerte..

    Un beso

    Un abrazo
    Saludos fraternos..

    ResponderEliminar
  2. Muito bonito este texto! Claro que nós não podemos viver sem pensar; isso seria uma irresponsabilidde; temos que refelectir bem naquilo que fazemos e dizemos; o que não devemos é pensar demais, fazendo com que o nosso dia a dia seja pesado e amargo;não nos podemos esquecer que este dia que temos hoje é o único que nos pertence; o de ontem já se foi e o de amanhã não sabemos se o viveremos, portanto há que levar a vida com leveza; quando saimos de casa, devemos levar sempre connosco o nosso melhor sorriso, um brilho no olhar e a nossa mão sempre preparada para um afago, para um amparo. Nem sempre é fácil, mas há que tentar...um dia conseguiremos! Um beijinho amiga e, amanhã, apesar da dor, leve o coração cheio de amor.
    Emília

    ResponderEliminar
  3. Levesa ... hummmm gosto muito levesa em tudo nessa vida. Levesa é como café com leite, goiabada com queijo, abraços de criança, filhos chegando em casa, biquinhos da chuva caindo, lua cheia.... tudo que tem levesa, tem amor!
    Adorei o Texto! Beijinhos brasileiros com sabor de café! ou pode ser de caipirinha dependo do momento :)

    ResponderEliminar
  4. Adorei o que li.
    E leve são os beijos, leve são os carinhos, leve são as palavras quando são ditas com coração.
    E eu adoro levar e trazer os carinhos, os beijos, as palavras daqueles que eu amo e me amam.

    ResponderEliminar
  5. Queridas,
    Tem um desafio pra vocês lá no meu blog!
    É bem legal!
    Está no link http://nadejane.blogspot.com/2009/11/presente-de-aniversario-antecipado.html
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Oi Adolfo
    Obrigada pela passagem pelo nosso blog.É gratificante saber que gostaste.
    Até breve
    Herminia.

    ResponderEliminar
  7. oi Emilia
    É bonito este texto. Tem o tal sabor, a leveza , que tanto precimamos, vamos fazendo sempre por isso, tentando sempre que possivel dar cor à vida,elevá-la e transformar o mau pedaço num pedaço mais aprazivel o q.b. para sorrir, o que para mim é o suficiente.
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  8. Oi Cantinho
    Todos procuramos um pouco de paz, todos procuramos o bom relacimamento, a alegria, a ajuda mutua, viveremos bem se entregamos alguma coisa a verdadeira a amizade ,a gratidão, não é preciso pensar muito,será assim o nosso dia a dia,essencialmente dar, sentiremos sim a verdadeira leveza....

    ResponderEliminar
  9. Oi Nade
    Obrigada pela visita.
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  10. Olá!
    Tento fazer o que diz no último parágrafo todos os dias, mas levar a vida "ao de leve" não consigo, pois para mim tudo me toca demasiado fundo...
    Bjns

    ResponderEliminar
  11. Oi Rosário
    Gostei do seu comentário, tudo é bonito quando olhamos com amor,tudo é belo e doce, quando tudo fazemos para que o bem tome conta de nós.>Nada como num dia mais escuro, apareça alguém , que nos ofereça por exemplo um café,e assim se vão somando os dias e a tal leveza se vai aproximando e vive-ve o momento com grandeza,é o momento do instante , é o unico que tem ser vivido,com amizade e sinceridade, é a tal leveza de alma, que nos apraz, que nos sossega, que cuida de nós.Parafazeando o autor,bem mais ou menos, pensar sim , mas leve...levar a vida ao deleve .Viver o agora.
    Volte à nossa casa, tá frio, mas é sempre bem recebida.Agradeço o café com leite e a goiabada com marmelada umh!..........
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  12. Oi cuidando de mim!
    A tua profissão é só parte da tua vida,nela tens dias pesados sim ,mas no fundo é gratificante! Além das tristezas, também sabe bem ,sentir-se que se praticou o bem, ajudando quem de nós precisa.
    Pensando, esses momentos de leveza, são do amor que dás,alguém que espera ..
    Amiga, quanto de bom tens para recordar quando chegares à minha idade, vais sorrir nessa altura,quando contares aos teus netos....as tuas correrias para ajudares todos, e eles babados ao ouvirem as tuas histórias.
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  13. Amigas...disseram em tempos que a vida é feita em três fases, Salas de parto, registos civis e cemitérios. Se virmos bem, a nossa vida cabe em três espaços e acaba em três tempos.
    No fundo, somos a conta que alguém fez.

    Agora falando com o coração...

    Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.
    (Oscar Wilde)

    Beijinhos do Rui e doce semana

    ResponderEliminar
  14. Oi Rui
    A vida é a estrada entre o nascimento e a morte, nessa estrada, uns passam como querem, tá tudo na perfeição, para outros uma estrada muito dificil, tudo se complica sem querer...
    Realmente ums vivem,outros existem e temos os terceiros, que sobrevivem.
    Terá de ser levada da melhor forma possivel, por isso viver o momento,será a maneira mais sensata...o ontem já se foi, o momento é o agora, o futuro de quem será?
    Bem, mas nada de lamentações,viver o foi o que nos foi dado, por isso há que aproveitar...
    Até breve
    Obrigada pelo comentário e visita
    Herminia

    ResponderEliminar
  15. olá Herminia...

    A vida devia ter o peso de um sorriso

    Quando sorrimos, além de tornarmos a nossa vida mais leve, libertamos o peso de outros. Parece uma antitese mas é mesmo assim...

    lindo texto

    um abraço
    Luís

    ResponderEliminar
  16. Õi Luis!
    Nunca tinha feito essa ligação, mas é verdade, o nosso sorriso pode aliviar um sofrimento.
    Obrigada, é bom reflectir...
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  17. Hermínia
    Neste momento em que as coisas andam um pouco "pesadas" no que diz respeito às escolas, alunos, aulas, sei lá, custa-me muito sentir essa leveza de que fala o lindo texto do poste. Eu que adoro rir, sentir-me leve, solta, dou por mim a sair de casa de sobrolho carregado, sempre a suspirar e sem vontade de falar para alguém... Que desperdício! Só espero voltar a ser a pessoa que era, cheia de vontade de ir para a escola, de partilhar coisas com os colegas e alunos e, sobretudo, sem o cansaço que sinto a toda a hora.
    O contacto: romicasm@gmail.com
    Um beijinho bem grande
    Romicas

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  19. Cara Hermínia, venho aqui comentar o seu comentário no meu blog, na postagem "Ecologicamente...correto?".

    Fico muito feliz que o meu texto tenha provocado tamanha comoção e análise. Realmente a questão é triste e ainda está se agravando.

    Adorei o seu comentário, fazendo a ele apenas algumas ressalvas:

    O texto é um Conto, apesar de se assemelhar a uma crônica, sendo portanto ficcional. Ademais, a personagem não sou EU(Ângelo) e sim um eu lírico, usado para ilustrar a situação. O uso da bebida foi justamente para metaforizar o fato de que ainda quando enxergamos os problemas e os defeitos alheios, mergulhamos nos nossos próprios problemas, uma maneira de ilustrar a imperfeição inata relativa à condição humana.

    Relembrando que a personagem não sou eu e que o fato não aconteceu, vale ainda a ressalva, caso o eu lírico tivesse ido em casa buscar os cobertores, os daria um bom paliativo para essa noite de frio, porém o problema - apesar de remediado - permaneceria, pois o verdadeiro problema é o descaso dos governantes brasileiros que permitem que ocorra tal situação de disparidade.

    ResponderEliminar
  20. Bem, essa resposta é mais para mim do que para a Hermímia, dado que fui eu que fiz o comentário; Penso que na história não dava a ideia de que era fictício, mas, mesmo sendo, e tendo a certeza que o maior descaso é sempre das auroridades tanto no Brasil ,quanto aqui, o certo é que naquela noite, pelo menos, eles dormiriam quentes; na outra noite ver-se-ia; mesmo sendo fictício era assim que deveria ter contado a história para que as pessoas aprendessem que se fizesemosmos a nossa parte as coisas iriam melhorando; mas isto, quero bem frizar, é uma simples opinião e vale como isso; as pessoas não podem nem devem pensar e agir da mesma forma; somos individuos e, como tal, diferentes, Olhe, o seu post está muito interessante e já valeu um confronto de ideias o que, só por si, é muito válido. Um beijinho e obrigada pela resposta; os assuntos importantes devem ser esclarecidos , debatidos e por isso tenho que lhe agradecer a publicação tão pertinente e necessária; isto, claro, no meu ponto de vista; não quer dizer que esteja certo. É simplesmente o meu ponto de vista.
    Emília

    ResponderEliminar
  21. Oi Romica
    Vai ver com o tempo vai passando, acredito no que diz, às vezes até me parece impossivel ,quando uma filha me chega a casa e a cara dela parece ter já o cansaço de todo o ano
    Que posso dizer? Tenho a minha irmã que se queixa que são 2h da manhã ainda trabalha para e escola
    Tem de haver realmente um pouco de levesa.....senão a vida torna-se num inferno.,
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  22. Sim, levar no coração uma sensação de paz. Nobre e magnifico sentimento, que nos faz ficar de bem com a vida, em harmonia e felicidade ....... Com paz no coração podemos construir nossos sonhos e escrever nossa trajetoria de uma maneira digina e bela.






    Leve é o pássaro:
    e a sua sombra voante,
    mais leve.

    E a cascata aérea
    de sua garganta,
    mais leve.
    E o que lembra, ouvindo-se
    deslizar seu canto,
    mais leve.
    E o desejo rápido
    desse mais antigo instante,
    mais leve.
    E a fuga invisível
    do amargo passante,
    mais leve.


    de Cecília Meireles


    Um otimo dia a ambas amigas
    beijos e abraços
    Andresa

    ResponderEliminar
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  24. Cara Emília,

    A priori, perdão pelo erro, não sabia quem havia postado o comentário.
    Agradeço novamente a atenção a mim devotada, mas creio que ainda ficam ressalvas(assim como você, gosto de tudo bem explicadinho, ehehehe). Lá nos vamos:

    Dava pra notar-se que era fictício sim, posto que havia escrito que era um conto - Continho (Anti) ecológico, era o título - e contos, levando-se em conta a estrutura literária, são narrativas épicas e fictícias.

    Volto a ressaltar que a intenção do conto era suscitar um pensamento, levantar um questionamento acerca da condição humana. Como o ser humano erra, como o erro está tão intimamente ligado a nós que o cometemos sem ao menos notar. Caso a personagem fosse em casa pegar cobertores e ajudar o próximo eu estaria escapando da proposta do texto, portanto não seria melhor que a história fosse contada dessa forma.


    Além disso(aqui entra como opinião pessoal) quando uma história mostra uma situação forte, impactante, e logo após mostra como alguém a remediou, nosso cérebro registra uma questão resolvida, uma situação remediada. Quando se mostra algo ainda não resolvido o cérebro finalmente registra como se tivessemos obrigação de fazer algo para ajudar essas pessoas. É justamente por isso que as campanhas publicitárias, há alguns anos na verdade, passaram a mostrar mais o problema irresoluto do que a assistência sendo prestada. Concebeste a idéia? Concebeste de que forma o texto indireto tem uma função social muito mais nobre do que simplesmente ensinar algo que já nos é tão óbvio que deviamos fazer, como ajudar o próximo?


    Grato novamente, mantenham o bom trabalho com os bons textos.

    Beijos a Hermínia e Emília

    ResponderEliminar
  25. Antes de mais quero pedir-te desculpe pelo meu engano; é claro que continho (anti) ecológico significa ficcção, mas eu li cantinho (anti) ecológico. Bem..., os olhinho já não são o que eram...são 56 que já me pesam nos ombros e, claro, os óculos ficam a olhar sózinhos em um qualquer canto... Claro que há certas coisas que não deveriam precisar de ser lembradas, como essa de ajudar os mais desfavorecidos, mas infelizmente, assim não acontece. Claro, há várias formas de mostrar as coisas e essa que apresentas é uma delas; como um conto que é, pode ser escrito de várias maneiras,dependendo do autor, assim como a interpretação que depende também de quem a lê; quem escreve é que sabe o que quer dizer com as palavras que coloca no papel e quem lê é também quem sabe o que o levou a interpretar desta ou daquela maneira.Sabes que todas as pessoas que lerem a tua história vão ter de certeza uma reacção diferente e a interpretação também não vai ser igual à que eu fiz. Cada olhar tira sempre uma fotografia diferente à mesma paisagem; pode um montão de pessaos estar a olhar para o mesmo mar ao mesmo tempo e de certeza que o azul que verá terá tons muito variados; acontece o mesmo com os livros, poemas ou contos; somos individuos, diferentes, portanto,com pensamentos e atitudes distintas. Mas vês, amigo, o teu texto deu um belo debate e eu gosto de debates; são bons e saudáveis.Espero que não te tenhas sentido magoado com as minhas considerações, pois não foi essa a intenção. Simplesmente, fiz aquilo que muito gosto que é dar a minha opinião sobre coisas que me agradam e espero continuar a fazê-lo quando de novo te visitar, Mais uma vez desculpa a minha confusão com o título. Para a próxima prometo que vou colocar os óculos. Um beijinho e obrigada pela resposta
    Emília

    ResponderEliminar
  26. Cara Emília,

    Me perdoe se eu tiver parecido magoado. Pelo contrário. Fiquei MUITO feliz em debater uma idéia abordada por um texto que escrevi. Adorei a sua consideração em responder prontamente aos meus comentários.

    O fato de você dar a sua opinião é simplesmente o que move a minha vontade de escrever. estimular pensamentos, suscitar opiniões. Excelente.

    de maneira alguma me senti magoado e novamente peço desculpas se deixei transparecer algo que desse essa idéia.

    Grande beijo e muito obrigado.

    ResponderEliminar
  27. Também acho que é esse o motivo maior de quem escreve para os outros lerem; não deixaste transparecer mágoa, mas assim fico mais sossegada. Um beijinho, um bom fim de semama e cá fico à espera de um novo texto.; desta vez, lido com óculos.Aré breve
    Emília

    ResponderEliminar
  28. Olá a ambas!

    Tão bonito este texto!

    Existe sempre a possibilidade de levar a vida "na boa", numa de estar aqui por estar.
    Penso que viver assim denota irresponsabilidade e insensibilidade pois, não estamos a valorizar nem a interiorizar tudo o que de bom por nós passa.

    Penso que é vivendo a vida pensando e aprendendo com o que experenciamos que poderemos evoluir. E viver também é recordar.

    Há que viver com leveza, mas nem a menos nem a mais pois, pensando de mais entramos em paranoia.

    Lá está, há que encontrar sempre o meio termo.

    Bjo grande de bom dia :)

    ResponderEliminar
  29. oi Joana
    Para tudo é o meio termo, não leves a vida muito pesada, dá.lhe um ar de leveza, vais apreendendo com a idade, por vezes da-se importancia demais aquilo que não merece , é preciso fazer escolhas,é dificil mas consegue-se, o tempo
    é mestre,.
    Obrigada amiga por teres vindo.
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  30. Oi Andresa
    Obrigada pelo teu lindo poema e pela tua visita.
    Fazemos o que está ao nosso alcance, para que a vida seja bem leve,manter a calma e a Esperança,assim os dias serão sempre primaveris, e à aquela alegria , aquele sorriso que tanto nos ajuda a prosseguir.
    Conto contigo.
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar