quinta-feira, 18 de setembro de 2025

DUAS PALAVRAS APENAS....

 





Imagem pixabay




Há uma semana, por volta das 20h, seguia eu pela rua, quando ouço alguém  dizer-me " boa noite "! Olhei, convencida de que era uma pessoa conhecida mas, não! 

Era uma senhora que não conhecia  e por isso estranhei o cumprimento. 
Estava muito triste e depressa começou a contar-me os seus infortúnios que eram muitos 

Tinha sofrido de violência doméstica por parte do primeiro marido e para sua grande mágoa, o filho tinha decidido ficar com o pai. 

Estava, agora, casada com um senhor viúvo que naquele dia tinha perdido um irmão muito querido e, isso a fazia ainda mais triste 

O braço dela estava com uma grande cicatriz, pois tinha-se submetido a uma cirurgia, inevitável, depois da grave queda que sofreu na rua; ainda não estava recuperada desse acidente. 

Escutei, confortei e o que começou com um simples " boa noite ", acabou com um forte abraço e algumas lágrimas pelo meio 

Não sei se a voltarei a ver, mas, com ela, aprendi que um olá, um bom dia e uma boa noite devem sempre ser dados, mesmo quando não conhecemos as pessoas. Uma grande lição para mim!

Emília

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

DOIS HORIZONTES

 Imagem Pixabay


Um horizonte, — a saudade 
Do que não há de voltar; 
Outro horizonte, — a esperança 
Dos tempos que hão de chegar; 
No presente, — sempre escuro,— 
Vive a alma ambiciosa 
Na ilusão voluptuosa 
Do passado e do futuro

Os doces brincos da infância 
Sob as asas maternais, 
O vôo das andorinhas, 
A onda viva e os rosais; 
O gozo do amor, sonhado 
Num olhar profundo e ardente, 
Tal é na hora presente
 O horizonte do passado. 
 

Ou ambição de grandeza 
Que no espírito calou, 
Desejo de amor sincero  
Que o coração não gozou; 
Ou um viver calmo e puro 
À alma convalescente, 
Tal é na hora presente
O horizonte do futuro. 

 No breve correr dos dias 
 Sob o azul do céu, — tais são 
 limites no mar da vida: 
 Saudade ou aspiração; 
 Ao nosso espírito ardente, 
 Na avidez do bem sonhado, 
 Nunca o presente é passado, 
 Nunca o futuro é presente. 

 Que cismas, homem? – Perdido 
 No mar das recordações, 
 Escuto um eco sentido 
 Das passadas ilusões. 
 Que buscas, homem? – Procuro, 
 Através da imensidade, 
 Ler a doce realidade 
 Das ilusões do futuro. 

 Dois horizontes fecham nossa vida


 Machado de Assis, in 'Crisálidas

Quanta verdade!!!!
E eu, depois desta longa pausa, volto com saudades dos meus amigos e do meu outro horizonte, um horizonte passado mas que me enchia o coração de felicidade quando o admirava. Não é só passado, mas é também esperança de lá poder voltar, enquanto a vida me permitir. Agora, estou neste meu horizonte, também belo e que é o meu presente. O futuro? Só peço, dele, saúde para poder continuar a usufruir da beleza destes meus DOIS HORIZONTES

Obrigada, Amigos, por me terem esperado


Emília Pinto

sexta-feira, 27 de junho de 2025

PAUSA

imagem da net




Queridos Amigos, o Começar de Novo vai fazer uma pausa, desta vez mais longa 

Não sei o que ele pensa e muito menos o que vai fazer mas eu, sinto NECESSIDADE de parar por uns tempos e de certeza que aproveitarei este período para a leitura, ler livros novos ou reler aqueles que já li há muito 

Tenho a certeza que me compreenderão. Estarei por aqui e. sempre que puder, visitar-vos-ei 

Mas, tenho outra NECESSIDADE e esta, muito importante.....por favor NÃO SE ESQUEÇAM DE MIM 

Deixo-vos um beijinho muito, muito especial e votos de que tenham dias felizes, com alegria e muita paz à vossa volta, já que não a temos neste nosso mundo


 Emília Pinto

segunda-feira, 2 de junho de 2025

POEMA DA NECESSIDADE

 Imagem Pixabay



É preciso casar João, 

é preciso suportar Antônio, 

é preciso odiar Melquíades 

é preciso substituir nós todos. 


É preciso salvar o país, 

é preciso crer em Deus, 

é preciso pagar as dívidas, 

é preciso comprar um rádio, 

é preciso esquecer fulana. 


É preciso estudar volapuque, 

é preciso estar sempre bêbado, 

é preciso ler Baudelaire, 

é preciso colher as flores de que rezam velhos autores. 


É preciso viver com os homens 

é preciso não assassiná-los, 

é preciso ter mãos pálidas e anunciar O FIM DO MUNDO



Além das necessidades que todos temos, fundamentalmente " É preciso viver com os homens. é preciso não assassiná-los "


Carlos Drummond de Andrade


Mas, perante o que estamos a viver, ficamos tentados a pensar que " O FIM DO MUNDO "está perto

Emília Pinto

quinta-feira, 15 de maio de 2025

AÇÃO SOCIAL

 Imagem Pixabay



Quando foi eleito o novo Papa, fiquei a saber que tinha sido Leão XIII a introduzir a acão social na Igreja Católica e creio que este novo representante da Igreja, Leão XIV, vá seguir o mesmo caminho, continuando, assim, o trabalho do querido Papa Francisco.

 Nem sempre as Igrejas, sejam elas de que credo forem, se preocuparam com este aspecto tão importante, apesar se se notarem importantes avanços. 

 E agora vou falar do tema sobre o qual me questiono com frequência, as Freiras que escolhem a clausura para seguirem a sua vocação espiritual. É opção delas e, claro, tenho que respeitar, mas, será que não seriam mais felizes cá fora, ajudando os mais desfavorecidos?

 Estudei num colégio de freiras e posso afirmar que muito contribuíram para o que sou hoje. Esse colégio estava também aberto à " Infância desvalidada ", designação dada às crianças e jovens desfavorecidas. Faziam um trabalho fantástico e posso dizer-vos que foi uma época muito feliz da minha vida 

 Há freiras a trabalhar em hospitais, a dirigir creches e colégios e quanto trabalho não há nas paróquias onde os sacerdotes se desdobram para atenderem a todas as solicitações causadas pelas dificuldades que as pessoas tèm neste nosso mundo tão impiedoso? 

Há catequese, há idosos a viverem sozinhos, muitos deles acamados, há pessoas a passarem fome e essas irmãs de clausura fariam um belo trabalho, apoiando essas pessoas tão carentes, principalmente de afecto.

 Será que meditar e orar bastam? Deixo a pergunta.... 

 Emília Pinto

quarta-feira, 30 de abril de 2025

AMIGOS

 

Imagem pixabay




A propósito da última crónica da nossa Amiga, Taís Luso, hoje, resolvi falar de AMIGOS e a palavra está em maiúsculas, porque há muito  faço a distinção entre conhecidos, amigos e AMIGOS. E são estes, os AMIGOS, que tanto procuramos e que são raros. 

São poucos, mas, muitos vezes encontramo-los onde menos se espera. Costumo comprar as minhas roupas numa loja aqui perto de casa, porque a senhora, dona do estabelecimento, não " empurra " nem engana e eu peço-lhe sempre a opinião, porque sei que a dá com sinceridade, chegando mesmo a aconselhar-me sobre o que melhor me fica. 

Quando está menos ocupada. conversa comigo, conta as suas coisas e ouve com atenção os meus desabafos, Numa altura em que eu não estava muito bem, ela escutou-me, deu-me um abraço e disse-me para passar lá, não para comprar, mas, sim, para conversarmos. 

Sei que tenho ali uma grande AMIGA que faço questão de preservar; por isso digo que os AMIGOS muitas vezes estão onde menos se espera e, infelizmente, não estão onde pensávamos, como, por exemplo, entre familiares.

 No entanto, é preciso saber cuidar deles, como nos aconselha Fernando Pessoa, no seu poema AMIGO APRENDIZ.

." Quero ser teu Amigo, nem demais e nem de menos, nem tão longe e nem tão perto...na medida mais precisa que eu puder..." 


 Não sei se já aprendi a ser AMIGA, mas tento, sim! 


 Emília Pinto

terça-feira, 22 de abril de 2025

AS TRÊS PALAVRAS.....



Imagem pixabay 





Só quem teve de pedir perdão, pelo menos uma vez, é que é capaz de o dar. 

Para mim há três palavras que definem as pessoas e constituem um compêndio de virtudes - diga--se de passagem que não sei se eu as tenho - e que são: com licença, obrigado e perdão.

A pessoa que não sabe pedir licença atropela, vai em frente com a sua, sem se importar com os outros, como se os outros não existissem. Em contrapartida, quem pede licença é mais humilde, mais sociável, mais integrador. O que dizer de quem nunca diz «obrigado» ou sente no seu coração que nada tem a agradecer seja a quem flor?Existe um refrão espanhol que é bem eloquente: «O bem-nascido é agradecido.» A gratidão é uma flor que nasce em almas nobres. E, finalmente, há pessoas que acham que não têm de pedir perdão por nada. Estas são vítimas do pior dos pecados: a soberba. E insisto: só quem teve a necessidade de pedir perdão e teve a experiência do perdão é que consegue perdoar. 

Por isso, aos que não dizem estas três palavras falta-lhes algo na sua existência. Foram podados antes de tempo, ou mal podados pela vida. 


 Papa Francisco, in 'Conversas com Jorge Bergoglio'


Escolhi esta imagem, porque Francisco foi o Papa que soube " DAR COLO  "

Muitos conselhos deu a todo nós, com o seu modo de  ser, mas este, das três palavras. é fácil de ser seguido, não vos parece, Amigos ?

Emília Pinto