quarta-feira, 8 de outubro de 2025

NÃO!

 




A palavra de que eu gosto mais é não
Chega sempre um momento na nossa vida em que é necessário dizer não
O não é a única coisa efetivamente transformadora, que nega o status quo. Aquilo que é tende sempre a instalar-se, a beneficiar injustamente de um estatuto de autoridade. 
É o momento em que é necessário dizer não 
A fatalidade do não - ou a nossa própria fatalidade - é que não há nenhum não que não se converta em sim. 
Ele é absorvido e temos que viver mais um tempo com o sim. 

 José Saramago


Queridos Amigos, eu não tenho dificuldades em dizer NÃO, mas, o meu problema é confiar em demasia  nas pessoas e , aí, entra a necessidade de me lembrar desta palavrinha
Houve um problema comigo, na passada semana, felizmente, já ultrapassado, mas, está na hora de deixar de ser um livro aberto, como sempre me considerei.
Se recebi um abraço de uma pessoa desconhecida, como contei no post anterior, desta vez foi-me dado um valente " safanão " de uma pessoa conhecida. 

Por isso..... " Emilia, pára de ser tão " bobinha ", stop , Emília! Não se pode confiar em todas as pessoas....mesmo naquelas que te parecem amigas...Não esqueças estes conselhos de Saramago...."

Como diz, José Saramago, " Não há nenhum NÃO que não se converta em SIM " e comigo, Amigos, passará a ser " SIM ao cuidado, SIM a uma maior desconfiança, SIM a uma melhor escolha dos amigos


É triste não podermos confiar em certas pessoas, não é verdade, amigos ? Mas, ....é assim.... Se não fosse assim, teríamos um mundo em paz.


Emília


21 comentários:

  1. Maravilhoso texto de Saramago e temos que aprender a dizer NÃO na hora certa! Por vezes querem de nós se aproveitar ,quando somos boazinhas demais!
    beijos praianos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão, Chica! Infelizmente não é só nos políticos que não podemos confiar; junto de nós há gente muito falsa. Beijinhos, querida Amiga e fica bem, com saúde e muita praia
      Emília

      Eliminar
  2. Boa tarde de Paz, querida amiga Emilia!
    Infelizmente, o mundo anda muito mal. Por qualquer coisa se mata como nem se faz com os inserts, muitas vezes...
    Já tive muita decepção com pessoas que eu considerava idôneas.
    Mas... ainda confio muitas outras.
    Se Deus é por nós, quem será contra nós?
    Tenha dias abençoados com sim e não necessários!
    Beijinhos fraternos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que ainda tenho pessoas nas quais posso confiar, mas são muito poucas; como disse no post, tenho que desconfiar mais, embora isso não me agrade,
      Querida Rosélia, muito obrigada pelo carinho e desejo-te um bom final de semana, com paz e saúde. Beijinhos
      Emília

      Eliminar
  3. Olá, Emília!
    Gostei muito do que você disse no post e concordo totalmente.
    Penso que o "não" é uma palavra muito importante, mas que deve ser dita no momento certo. Se todos soubessem dizer "não" nas horas certas, tudo seria diferente, em casa, no trabalho e no País.
    Bjssssss, Marli

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sim, Marli, uma palavra muito importante, mas, o que mais me choca é a falsidade de algumas pessoas; connosco portam-se como amigas e por trás vão dizer mentiras; por que não dizem logo que não concordam ? Um não sincero seria muito mais justo e se assim fosse não haveria tantas brigas. E depois, estranhamos que o mundo ande com tantas guerras, não é verdade, Amiga? Muito obrigada pelo carinho da visita e desejo -te um bom final de semana, com alegria, serenidade e saúde.
      Beijinhos
      Emília

      Eliminar
  4. Nem sempre é fácil... mas temos que o dizer...há pessoas que abusam da nossa confiança...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão, Marta, é preciso ter muita cautela com certas pessoas que não sabem respeitar os outros. Um beijinho, Amiga e um bom fim de semana
      Emilia

      Eliminar
  5. Querida Emília,

    Li o teu texto com o coração apertado e, ao mesmo tempo, sereno como quem reconhece em tuas palavras uma igualdade singular das próprias aprendizagens. Que força há em admitir a dor sem perder a doçura!
    Saramago tinha razão: o “não” é revolucionário. Mas quando ele nasce de uma alma sensível como a tua, não vem com raiva vem com sabedoria. É o “não” que protege o que ainda é puro, que põe limite no excesso de entrega, que diz “basta” ao que fere, sem deixar de acreditar no que cura.
    Às vezes, é preciso um “safanão” para que despertemos para o cuidado de nós mesmas. A confiança não deve morrer apenas mudar de forma. E esse teu novo “sim” ao cuidado é, na verdade, um ato de amor: contigo, com os outros e com o próprio caminho. Segue sendo esse livro aberto, Emília, mas agora com páginas que se escolhem com mais calma e que só se abrem para quem lê com o coração limpo.

    Com carinho e admiração,
    Fernanda 😘
    Ah! Obrigada pela força por lá!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é fácil que eu ganhe raiva às pessoas; se há desentendimentos, eu tento sempre resolvê-los com diálogo e, se o consigo, fica tudo bem; nem sempre há abertura da outra parte para esse diálogo e neste caso, eu esqueço o assunto, com a consciência de que tentei resolvê-lo. Continuarei a ser " um livro aberto ", mas, agora," com páginas que se escolhem com mais calma e que só se abrem para quem lê com o coração limpo "
      Esse é o meu sim em que se transformou o meu não.
      Muito obrigada pela força, querida Fernanda e desejo -te um bom fim de semana, com saúde sempre,
      Beijinhos
      Emília

      Eliminar
  6. Texto breve, mas cheio de significado. Às vezes, um “não” carrega toda a força da nossa reflexão e da nossa autenticidade.

    Com carinho,
    Daniela Silva
    alma-leveblog.blogspot.com
    Espero pela tua visita no meu blog

    ResponderEliminar
  7. Olá, amiga Emília, primeiramente agradeço a tua gentil visita ao meu Blog e
    o seu importante comentário feito ao meu poema.
    Quanto à sua postagem sobre o dizer não, que contém a sabedoria de Saramago,
    e também ao seu texto sobre o "Não", em nada posso descordar. Lembro-me de tantos Não que ouvi de meus pais, quando criança e como adolescente. Nessas fases da vida não compreendia porque eles diziam o Não quando eu pedia alguma coisa ou quando queria a licença deles para ir a algum
    lugar.
    Somente fui compreender o porquê do Não quando tive que usar essa palavra muitas vezes nas relações que tive com meus filhos, quando eram crianças e adolescentes.
    Fora da relação familiar, dizer Não é muito importante, quando pessoas exigem de nós, coisas com as quais não concordamos. O Não é muito difícil, nesses casos, principalmente quando essa palavra é dirigida a amigos e parentes adultos.
    Muitas vezes vacilamos diante de certos pedidos, como por ex. o pedido para que sejamos avalista de alguma compra de certa monta, já que o avalista assume a integralidade da dívida como se fosse seu devedor, mas como o avalista fica no lugar do devedor, ele terá que arcar com grandes valores dependendo do montante da dívida, objeto do aval.
    Dei esse exemplo, amiga Emilia, porque já passei por essa situação e não foi fácil dizer o Não ao amigo que me pedia para ser avalista de um valor bem elevado, e isso custou uma amizade de muitos anos, mas não me arrependi.
    Então só posso parabenizá-la por sua ótima postagem e desejar a você e família um ótimo final de semana com paz e saúde.
    Beijo, amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse exemplo que dás, é sinônimo de um NÃO muito difícil. Ser avalista de uma pessoa é perigoso e temos, sim de dizer não, mesmo não sendo compreendidos pela pessoa que nos pede esse favor; ser fiador, mesmo só para filhos ou irmãos.. Os Nãos têm de ser ditos, porque se o não fizermos corremos o risco de perdermos a nossa serenidade; não podemos deixar que as pessoas nos agridam com palavras ou com acções desleais; se uma boa conversa não resultar, o melhor é afastarno-nos de pessoas que não merecem a nossa confiança
      Muito obrigada, Pedro, pelo carinhoso comentário e desejo-te tudo de bom, especialmente saúde. Beijinho
      Emília

      Eliminar
  8. Olá.
    Muitas vezes achamos difícil dizer um não, mas de fato, um não é muito importante. Chega uma hora que precisamos dizer mais sim para nós mesmos e alguns nãos para outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Eduardo ! De vez em quando , temos de dizer não, pois há pessoas que não merecem a nossa confiança. E vamos aprendendo com o tempo. Obrigada pela visita e respectiva opinião.
      Um beijinho e saúde para todos
      Emilia

      Eliminar
  9. Muito bom, Emília, eu tinha dificuldades no 'Não', hoje, bem menos, conforme as coisas não digo nada, o silêncio é uma resposta em que não nos incomodamos.
    Uso muito, é uma atitude que passei a usar de uns anos pra cá, quando me incomodava um pouco com os opiniáticos. Enfrentar um opiniático de carteirinha é dose para elefante!
    O bom mesmo é viver segundo nossos conceitos, gostos, vontades, loucuras, enfim. É ótimo exercitar a palavra NÃO: não quero, não vou, não gosto, não faço. E FUI! 😄
    Quando é uma pessoa que não tenho intimidade, fico olhando nos olhos e ela sente a minha resposta. Ou vê que prefiro ficar quieta para não desandar a coisa.
    Muito oportuna essa postagem, temos muitas coisas que vamos aprendendo, querendo mudar e isso nos dá mais tranquilidade, pois faremos o que acharmos certo!
    Sabes que o 'Não' que recebia quando criança e adolescente, é muito diferente do que o que temos de dar aos adultos hoje, as pessoas insistem, fica difícil. Porquê eu vou votar no tal político e não no outro que é assim e assado! E aí a coisa engrossa.
    Gostei muito, Emília, uma feliz semana, com os 'Nãos' que temos de dar muitas vezes, e vou usar mais um pouco! Vou lembrar desta postagem...rss
    Ótima postagem.
    Beijinho, paz, saúde e uma feliz semana para todos aí!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os Nãos que recebíamos em crianças eram muito diferentes, sim, querida Taís, não só daquele que temos de dizer aos adultos, mas também às crianças de hoje; elas não estão habituadas a ouvir, dos pais, esta palavrinha, fundamental para o seu crescimento saudável ; a vida vai dar-lhes bastantes NÃO e elas não vão saber enfrentar os problemas.
      Um Não é sempre difícil de dizer, pois não gostamos de magoar as pessoas, mas fazê-lo com educação ou, simplesmente sair do local onde nos encontramos, deixando a pessoa " a falar sozinha". é cada vez mais necessário ; as pessoas estão muito intolerantes e não vale a pena incomodando-nos; riscamos da lista e pronto....acabou-se
      Taís, muito obrigada e vamos lá...seguindo em frente, sem stress,
      Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  10. Dizer "não". Nem sempre é fácil, mas torna.se necessário tantas vezes, Saramago, sempre lúcido.
    Quanto a confiar nas pessoas, minha Amiga, às vezes acontece confiar nas pessoas erradas. Mas não deixe de confiar. Com cuidado, claro. A confiança é tão importante como a amizade.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não deixarei de confiar, não, Graça, mas terei de ser mais cautelosa e aprender a não " abrir o livro " para qualquer pessoa. Não há amizade verdadeira sem confiança e , no caso de que falei, é claro que não tinha nessa pessoa uma amiga . Obrigada, querida Amiga e desejo-vos saúde e serenidade. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  11. Com a idade vai-se aprendendo a dizer não com menor dificuldade.
    E há falsos amigos com quem temos de ter cuidado com o sim...
    Tem uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A idade ensina-nos muito e é nossa obrigação aprender, Jaime. Obrigada pela visita e que a vida continue a dar-lhe sabedoria e saúde. Um beijinho
      Emília

      Eliminar