Assim eu vejo a vida
A vida tem duas faces:
Positiva e negativa
O passado foi duro
mas deixou o seu legado
Saber viver é a grande sabedoria
Que eu possa dignificar
Minha condição de mulher,
Aceitar suas limitações
E me fazer pedra de segurança
dos valores que vão desmoronando.
Nasci em tempos rudes
Aceitei contradições
lutas e pedras
como lições de vida
e delas me sirvo
Aprendi a viver.
Cora Coralina
Primavera ontem..... dia da Poesia hoje e amanhã....bem... será um outro dia , se assim o quiser a vida, que deve ser vivido ainda com mais sabedoria, pois temos a obrigação de aprender com o passar do tempo.
Gostei da maneira como esta GRANDE SENHORA via a vida e espero que os meus amigos apreciem este poema
Emília Pinto
Sensacional.Lindo demais!Adoro Cora Coralina! beijos, tudo de bom,chica e feliz Primavera!
ResponderEliminarObrigada, Chica! Espero que o teu outono seja lindo! Quando estamos com SAÚDE, todas as estações são belas, mesmo o inverno, com os seus ventos fortes e gélidos, as suas chuvas e neves. Haja SAÚDE e tudo se resole, querida Amiga. Um beijinho e obrigada pela visita
EliminarEmilia
Publicação poética muito bonita que gostei de ver e ler.
ResponderEliminar.
Abraço poético.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Obrigada, Ricardo! Cora Coralina encanta com a sua simplicidade, tanto na vida quanto na escrita. Um beijinho e SAÚDE!
EliminarEmilia
Boa noite de domingo, querida amiga Emília!
ResponderEliminarAmo a poesia da Cora.
Além de ssrvir-se das pedras de tropeço, ainda fazia doces...
Gostei muito de vê-la aqui citada
Esteja muito bem, amiga, proteja-se!
Tenha dias abençoados!
Beijinhos carinhosos e fraternos
Sim, Roselia, a vida desta Senhora foi dura, mas ela teve força suficiente para transformar as pedras em doces e assim seguir em frente. Obrigada, Amiga e até breve, aí no teu cantinho. Beijos e SAÚDE!
EliminarEmilia
Concordo com o post! Adorei :)
ResponderEliminar-
Em dia mundial da poesia, é Primavera
-
Beijo, e uma excelente noite
Obrigada, Cidália! Fico feliz que tenhas gostado. Um beijinho e SAÚDE para todos, não esquecendo a pequenina.
EliminarEmilia
Cora Coralina uma poeta de que gosto muito.
ResponderEliminarAbraço, saúde e boa semana
Também gosto muito, Elvira! Mulher simples, com uma escrita também ela simples , tratando do quotidiano de uma pessoa que teve uma vida dura. Obrigada, querida Amiga, pela visita. SAÚDE para todos e que o problema dos teus olhos se resolva depressa. Um beijinho
EliminarEmilia
A vida é isso mesmo, Cora Coralina definiu-a muito bem.
ResponderEliminarBeijos e abraços
Marta
Também gostei da maneira com Cora Coralina define a vida; é assim mesmo, a vida, sempre com os lados todos diferentes, uns dias a vemos como bela, daí a pouco aparecem uns obstáculos e tudo muda, passa a vida a ser " madrasta, " não há só cisas boas nos dias que vivemos, há dores,trisrezas e grandes sofimentos, misturadas com optimos dias, cheias de contentamento e sucesseos: temos de nos convencer que há sempre o outo lado da moeda e, se a quisermos viver comt serenidade é bom que tenhamos esse facto em mente. Obrigada, Maria, pela visita e fica bem, especialmente com SAÚDE . Beijinhos .
EliminarEmília e boa noite
Emilia
Emilia, contigo aprendi a gostar de Cora Coralina.
ResponderEliminarE contigo aprendi a «levar» a vida.
Obrigada.
Beijo, abraço apertadinho, boa semana.
Comigo aprendeste " a levar a vida"? Será? Bem...se deres o mesmo significado que eu dou a esse termo, talvez, tenhas razão; eu agora sou menos ansiosa, " levo as coisas " com mais calma, sem stress, mas, amiga, já fui precisamente o contrário, acredita. Com o tempo, vamos aprendendo que não vale a pena stressar, porque a vida não quer saber das nossas preocupações e angústias, segue o seu ritmo, quer gostemos ou não . Mas...ainda tenho muito a aprender! Teresa Amiga do coração, muito obrigada pelo carinho e espero que tenham todos saúde, com dias tranquilos,sem stress. Um abraço, muito muito apertado, " daqueles que " só duas boas Amigas sabem dar." Boa noite!
ResponderEliminarEmilia
Querida Emília, sou fã de Cora Coralina, admiro a mulher lutadora, a mulher forte, mas também a mulher com sentimentos delicados, capaz de colocar em versos verdadeiras lições de vida, de beleza, de conhecimento dessa estrada, cheia de curvas e lombas, pelo qual todos nós caminhamos. Na verdade seu nome verdadeiro é Ana Lins dos Guimarães Peixoto e nasceu em Goiás em 1889 e faleceu em 1995 aos 95 anos.
ResponderEliminarEm 1984 foi nomeada para a Academia Goiânia de Letras, ocupando a cadeira nº. 38. A casa onde morou hoje é o Museu da escritora. E o 'máximo' foi que escreveu seu primeiro livro aos 75 anos. Maravilha!
A vida de Coralina é muito ceuriosa. Você trouxe uma poeta que sempre admirei.
Um bom fim de semana, querida amiga, com muita paz. É o que estamos precisando.
Um beijinho!
"Saber viver é a grande sabedoria
Que eu possa dignificar
Minha condição de mulher,"
corrijo, amiga: a vida de Carolina é muito CURIOSA...
EliminarUma lutadora, esta grande Senhora que, apesar da vida dura que teve, ganhou coragem para se dedicar à poesia aos 75 anos. Não é para qualquer um, esse FEITO. Também gosto muito dos seus escritos e foi-me dificil escolher um Querida Taís, obrigada pela visita e carinho sempre presente nas tuas palavras. Apesar dos tempos conturbados, desejo-te dias tranquilos, pois temos sempre que pensar que há quem esteja muito pior que nós. Um beijinho e SAÚDE
EliminarEmilia
grandes vedades, dita com simplicidade e clareza.
ResponderEliminarbeijos
como está a minha amgiga?
espero que tudo bom
M.V.
Olá Manuel! Que bom ver-te por aqui. Já vi que tens os comentários abertos e por isso, um dia destes passo aí para um cafezinho, certo? Por aqui está tudo a correr normalmente, por enquanto sem sermos descobertos pelo virus.Muito obrigada pela visita e espero que a SAÚDE não falte aí por casa. Um beijinho
EliminarEmilia
Recomeço. É isso. Todos os dias é um recomeço, no qual inserimos experiências do passado que fazem de nós as pessoas que somos no presente.
ResponderEliminarTemos a obrigação de aprender com o passar dos anos. Mas nem sempre isso acontece. Os dados que se nos apresentam não serão os mesmos por isso há uma aprendizagem que se repete incessantemente.
Lembro-me de uma amiga/colega me ter dito um dia: "Olinda, estamos feitos mas não estamos acabados". Há sempre qualquer coisa a adquirir e aperfeiçoar.
Helás! Mas a perfeição, onde estará ela!
Querida Emília, adorei encontrar aqui Cora Coralina, autora sensível e sábia.
Desejo-te muita saúde junto aos teus.
Beijinhos
Olinda
Por pensar assim mesmo, querida Olinda, é que escolhi este nome para o meu blog. Considero que a vida é um constante começar de novo até que ela decida que este será o instante da ultima despedida. Também concordo que cada começo é diferente e temos de lidar com essa diferença, tentando aprender algo mais com ela, sempre com a intenção de melhorar. Obrigada, Olinda, pelo carinho da visita e fico feliz que tenhas gostado de encontrar aqui Cora Coralina, pessoa que também tu já tens homenageado. Beijinhos e boa noite, querida Amiga!
EliminarEmilia
Muito bom, minha amiga Emília, ver aqui nesse espaço, este excelente poema da nossa grandiosa Cora Coralina, um exemplo a ser seguido por todas as pessoas que se iniciam no campo da poesia. Uma partilha admirável. Gostei muito, parabéns!
ResponderEliminarUma boa semana, amiga Emília, saúde para toda a família!
Beijo.
Obrigada, querido Amigo! Esta Senhora é um exemplo a seguir, com um vida dura e mesmo assim, conseguiu tempo e disposição para a poesia. Um beijinho, Pedro e uma Páscoa tranquila, com paz e SAÚDE.
EliminarEmilia
Vivemos tempos difíceis. Sem dúvida que tudo se resume a um recomeço
ResponderEliminarGostei muito de ler.
.
Cumprimentos poéticos.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Uma Páscoa feliz, Ricardo, já que ela é uma data para reflexão , para pensarmos num recomeço de vida cada vez com mais humanidade e respeito por tudo e todos. Obrigada, Amigo e SAÚDE para todos. Um beijinho
EliminarEmilia
Gosto imenso de Cora Carolina, de quem tenho muitos textos guardados.
ResponderEliminarTem sempre palavras muito acertadas.
"Saber viver é a grande sabedoria" - nada mais verdadeiro, e que mais contribua para a felicidade.
Deixo-te um apertado abraço, com votos de muita saúde (o melhor que se pode desejar...) para ti e para a tua linda família, minha querida Amiga.
Santa e Feliz PÁSCOA.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS
Obrigada, Mariazita! Agora, com esta pandemia terrivel, começamos a dar mais valor à saúde e espero que também comecemos a valorizar aquilo que realmente importa e adeixar de lado tantas futilidades que muitas vezes nos tiram a serenidade. Não valem a pena, essas coisas pequenas. Uma Páscoa tranquila, junto dos teus e, espero, já completamente recuperada. Um beijinho e até...
EliminarEmilia
Uma grande senhora, na verdade.
ResponderEliminarObrigado pela partilha, o poema é mesmo excelente.
Bom fim de semana e uma Páscoa Feliz, dentro do possível, querida amiga Emília.
Beijo.
Obrigada, Jaime. A vida é assim...bela, mas muitas vezes sofrida, como está a acontecer agor. Há que aceitar e fazer o nosso melhor. Um beijinho, saúde para todos e que o vosso domingo de Páscoa seja tranquila e com a alegria possivel.
EliminarEmilia
Querida Emília
ResponderEliminarVenho desejar-te uma Páscoa Feliz, junto aos teus.
Muitos miminhos para a pequenina Bia.
Beijinhos
Olinda
Muito obrigada, querida Amiga! Já " conversamos " hoje , o que foi muito bom, mas nunca é demais desejar aos Amigos o mesmo que queremos para nós. E é isso, Amiga, desejo-te saúde e boa disposição para teres um domingo de Páscoa alegre , na companhia dos teus familiares mais próximos. Um beijinho e boa noite
EliminarEmilia
Adoro os preciosos ensinamentos de Cora Coralina! Simplicidade, sabedoria e assertividade, num mix perfeito! Mais uma notável partilha, Emília! Que esta Primavera nos traga dias bem mais leves... e muitas resteas de esperança, por entre estes dias cinzentos, que ainda vão insistindo em se fazer sentir... mas quero crer, que aos poucos tudo melhorará!...
ResponderEliminarEstimo que tenha passado a sua Páscoa, o melhor possível! Um beijinho, e votos de tudo a correr pelo melhor! Continuação de uma boa semana, com saúde, para si e todos os seus!
Ana
Ana, querida Amiga, a minha Páscoa foi como o B
EliminarNatal, só com a minha filha, genro e netinha pequenina; filho mais velho e netos, um de 14 e uma de 12 ficaram de fora; tem de ser e, confesso, ainda tenho receio de que este desconfinamento traga maus resultados. Vamos ver!!! A primavera, pelo menos, enche os jardins de flores, os passarinhos começam a aparecer e tudo isso faz-nos um bem imenso; gosto de sol, de calor e, embora não saia, ir à varanda e apreciar toda essa beleza dá-me um ânimo diferente, com maior esperança. Beijinhos, Amiga e que a tua mãe continue bem, assim como todos os que te cercam.
Emilia