segunda-feira, 13 de outubro de 2014

ESPIRITUALIDADE




“Acho que grande parte dos nossos problemas vem da falta de espiritualidade. Não estou a falar de misticismo, nem de valores religiosos. Falo de coisas simples como a generosidade, entreajuda, idealismo no trabalho, de sabermos como o que fazemos pode ser útil aos outros.”

 Benjamin Spock


 Qualquer que seja a nossa definição de espiritualidade, há um ponto comum que nos remete para uma dimensão maior do que o nosso ser físico e do que as nossas necessidades materiais. Espiritualidade é este olhar mais amplo que nos eleva para lá de tudo o que está dividido, revelando-nos a totalidade do que somos. “Uma atitude de confiança na profundidade do homem, aquilo que no homem supera o homem; aquilo que no homem se mantém aberto a um além do homem.” Somos, como nos diz André Compte-Sponville, seres finitos abertos sobre o infinito; seres efémeros abertos sobre a eternidade; seres relativos abertos sobre o absoluto. Espiritualidade é esta abertura ao que nos transcende, este olhar que nos faz ver uma dimensão maior, uma união mais completa com o nosso verdadeiro ser, com os outros e com toda a criação. Um “sentimento oceânico” de fusão num mesmo todo que nos transporta para experiências de mistério e evidência, plenitude, simplicidade, unidade, silêncio, eternidade, serenidade, aceitação e liberdade

 In Bem- Estar-Junto - Teresa Ferreira

 Quem foram?

 Benjamin McLane Spock (New Haven, 2 de maio de 1903 — La Jolla, 15 de março de 1998) foi um médico pediatra estadunidense. Escreveu um dos maiores bestsellers de todos os tempos The Common Sense Book of Baby and Child Care, que teve sua primeira publicação no dia 14 de julho de 1946. Este livro foi traduzido para cerca de 40 idiomas. No ano de 1998 já tinha vendido mais de 50 milhões de cópias. Suas idéias sobre educação de filhos influenciaram tremendamente pais e mães nas décadas seguintes. Ele estudou psicanálise para tentar entender as necessidades das crianças e os relacionamentos familiares. Os pais tornaram-se mais tolerantes e permissivos com seus filhos, mas é verdade que também tornaram-se mais afetuosos. Muitos educadores e psicopedagogos responsabilizaram Benjamin Spock pelos resultados negativos desta permissividade. Ele chegou a ser chamado de "pai da permissividade", sugerindo-se que seus conceitos afetaram diretamente a atitude dos jovens na década de 1960. Contudo o próprio Spock, em sua biografia, alega que nunca defendeu a permissividade, o que mostra que muitos, em realidade, não compreenderam o que ele tinha escrito. Em seu livro Rebuilding American Family Values: A Better World for Our Children, publicado em 1994, ele argumenta e questiona as muitas acusações que lhe fizeram. E ao contrário do que tem se espalhado pela internet, seu filho não se suicidou. Seus filhos, Michael e John, ainda são vivos.
 No entanto, seu neto Peter, no dia 25 de dezembro de 1983, pulou do telhado de um museu em Boston. Ele sofria de esquizofrenia

 André Comte-Sponville (Paris, 12 de março de 1952) é um filósofo materialista francês. Ex-aluno da École normale supérieure da rue d'Ulm, foi amigo de Louis Althusser. Por muito tempo foi maître de conférences da Universidade de Paris I: Panthéon Sorbonne, da qual se demitiu em 1998 para dedicar-se completamente a escrever e proferir conferrências fora do circuito universitário. Desde 2008 é membro do Comité consultatif national d'éthique (Comitê Consultivo Nacional de Ética) do seu país. Comte-Sponville utiliza o referencial de Jean Paul Sartre, que já havia dito que "todos somos responsáveis por todos" e de Dostoievsky, "somos todos responsáveis por tudo, diante de todos". Em sua obra O capitalismo é moral?, que é a transcrição de uma conferência, tenta demonstrar a amoralidade do capitalismo, já que como técnica, a economia é exterior a toda preocupação moral

in wikipédia

 Têm toda a razão, não acham, amigos?

Emília Pinto.

47 comentários:

  1. Um excelente texto. Não conheço o livro, desculpe minha ignorância. Se quer que lhe diga, em relação à educação dos filhos, eu penso que entre a educação da minha geração e as seguintes se passou de um extremo ao outro, e em polos opostos, as atuais não são melhores que a nossa. Bem, não sei se me fiz entender, mas acho que estas são tão permissivas, quanto a minha era castradora.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que ignorância, Elvira? Também não conhecia apesar do tema me agradar muito. Quanto à educação no nosso tempo ela era, como bem dizes, muito castradora e parece que havia um certo receio por parte dos pais ( pai) em mostrar o carinho pelos filhos.; neste aspecto hoje está melhor, mas está muito permissiva, acho que na mesma proporção. Não se soube encontrar o equilibrio e hoje vê-se pais completamente dominados pelos caprichos dos filhos, crianças muito pequenas ainda. Obrigada, querida amiga pelo belo comentário e olha, eu e tu aprendemos muito com este post; também não conhecia estes dois senhores.
      Beijinhos
      Emília

      Eliminar
  2. Talvez se possa ligar espiritualidade ao humanismo.
    Se as pessoas forem humanas certamente darão sentido a todos os seus gestos na entrega que fazem de si e dos seus bens ao próximo.
    "Dai e recebereis" disse Jesus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também penso isso, Luis e por isso concordo muito com a frase de Benjamim Spock. Sentir-nos-íamos muito mais felizes se soubemos dar mais amor ao outro seríamos seres muito mais humanos se conseguissemos viver com sensatez, dignidade e responsabilidade perante tudo e todos. Às vezes fico chocada com tamanha brutalidade que vemos nos ditos seres racionais. Um beijinho, Luis e muito obrigada pela visita. Fica bem!
      Emília

      Eliminar
  3. Emília: a Espiritualidade devia andar liga ao humanismo mas nem sempre isso acontece, mas devemos ser solidários uns com os outros, as vezes nem é preciso dar nada apenas um simples conversa. devíamos fazer todos aquilo que Jesus disse dai e recebereis.
    Beijos
    Santa Cruz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não custa nada ser solidário, Santa Cruz, assim como não custa nada distribuir amor e colocar a ética em todas as nossas acções. Infelizmente isso não acontece e com a permissividade que vemos na educação dada aos mais novos, a esperança de um mundo mais espiritual fica cada vez menor. Obrigada por teres vindo, amigo. Fica bem. Um beijinho e até sempre
      Emília

      Eliminar
  4. Eu tive uma Mãe muito exigente e ela dizia que tem que haver equilíbrio em tudo.
    Estabelecer limites o que hoje muitas vezes não há. Só entendi verdadeiramente o que ela queria dizer quando adoeci gravemente. Também não conhecia estes dois senhores; muita verdade nas palavras.
    Obrigada pela visita
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens de agradecer a minha visita, Marta. Já há muito deveria ter ido a " tua casa ", mas, como deves ter lido por aqui, tive cá o meu irmão e, claro o tempo fez-se escasso. Penso que a educação foi muito mais rígida do que é hoje, em alguns casos até em demasia, mas agora é demasiado permissiva e as crianças não têm limites o que fará delas cidadãos inseguros. O tal do equilíbrio é difícil de encontrar, amiga, mas é a única maneira de educar bem. Um beijinho e obrigada pelo carinho.
      Emília

      Eliminar
  5. A espiritualidade e humanidade têm que andar de mãos dadas. Temos que deixar de pensar como no século passado. Não existe um Deus castigador, mas sim que somos responsáveis pelos nossos actos e que esses, quando impróprios podem voltar-se contra nós.
    Tem que haver equilíbrio em tudo...tanto na educação como na espiritualidade.

    Beijinhos.

    Lisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, Lisa, não podemos achar que não temos responsabilidades em tudo o que acontece no mundo. O ser humano tem que saber comportar-se como humano e não como irracional. Costuma-se dizer que a vida retribui tudo o que a ela se dá e com certeza todos nós já temos provas disso.. É preciso consciência solidária, é preciso saber caminhar sem atropelar os outros, pois sem esses outros não sobrevivemos. Só o " nosso umbigo " não chega, amiga!. Penso também que, mais importante do que educar as nossas crianças numa determinada religião é incutir-lhes desde muito pequenos a noção de humanidade, da importância que o outro tem nas nossas vidas e o respeito que se deve ter para com tudo e todos. Beijinhos, amiga e muito obrigada pela visita.
      Emília

      Eliminar
  6. Como siempre querida Emilia, me llevo tu texto a traducir ya que en tu pagina no hay traductor.

    De acuerdo con todo lo que nos has regalado hoy.
    Te dire que en nuestro pais,por ejemplo,antaño la educacion era mas humanista, habia materias a nivel deadolescentes como Moral y Educacion Civica
    Ajustes de modernismo han quitado muchas letra, dejando demasiado tecnisismo
    Tal vezpor eso los jovenes de hoy son tan poco dados a la espiritualidad.

    Cariños

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui em Portugal acontece o mesmo, Abuela. Quando eu era jovem havia aulas de moral e educação cívica obrigatórias e hoje em dia são facultativas e poucos jovens aderem a elas. penso que, no entanto, deve partir dos pais a formação dos filhos incutindo neles a Espiritualidade e os valores de um bom cidadão. Se em casa não dão a educação de modo que se formem verdadeiros seres humanos, a escola só por si pouco pode fazer.. Muito obrigada, querida amiga pela visita. Um beijinho carinhosos.
      Emília

      Eliminar
  7. Emília, minha amiga
    Como acontece a maioria das vezes vir aqui é aumentar o nosso conhecimento.
    Confesso que desconhecia os autores que referes e, claro, aguçaste a minha curiosidade, até porque estes assuntos sempre me interessaram muito.
    Espiritualidade, em meu entender, é isso mesmo!
    Concordo inteiramente com Benjamin Spock.
    De resto... diferenças entre gerações sempre existiram, desde os tempos das cavernas :)))
    Temos tendência para pensar e dizer que "no nosso tempo"... isto e aquilo, sempre coisas melhores do que nos tempos acuais.
    Embora eu não tenha tido uma infância e juventude castradoras - a minha família sempre teve ideias "avançadas", ainda que severas, ou seja, sem excessos - tenho que reconhecer que em muitas famílias, que considero "de bons hábitos", actualmente há uma abertura mais saudável que só beneficia o convívio com os filhos.
    Serão excepções? Não sei... mas conheço algumas assim.

    Minha querida, desejo-te continuação de boa semana.
    Beijinhos
    Mariazita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é essa a consciência que devemos ter, a de que andamos aqui a aprender uns com os outros; reconhecer isso faz de nós pessoas mais humanas, amiga! Se aqui " aumentas o teu conhecimento," da casa da Mariquinhas eu saio sempre muito mais rica, podes acreditar. E isso é muito bom, não é verdade? Uma das coisas que muito me agrada na educação de hoje é essa abertura, essa cumplicidade entre pais e filhos que, noutros tempos era mais rara. Pais e filhos convivem como amigos que também saõ e isso é muito bom. Claro que há muitos casos em que os pais se esquecem de que antes de serem amigos, são pais e que esta é a principal função. Têm, como pais, de ditar regras e impôr limites aos filhos para que eles entendam que na vida vão ter sempre alguém acima deles a quem têm de obedecer e respeitar. Infelizmente há casos em que os pais permitem que a situação se inverta e transformam os filhos em pequenos ditadores que ditam as regras e exigem que todos os caprichos sejam satisfeitos; os pais limitam-se a obedecer. E aqui entra o tal do equilibrio, essencial, mas por vezes difícil de encontrar. Fiquei contente por conhecer a tua opinião sobre esta questão; gosto muito quando consigo fazer do tema um " pequeno debate" de ideias. Obrigada por teres contribuído para isso, Mariazita. Um beijinho e tudo de bom.
      Emília

      Eliminar
  8. Boa tarde, desconhece totalmente o que é a espiritualidade, conheço a vida real vivida como humano, tenho virtudes e defeitos, tem que existir um equilíbrio, afim de poder estar socialmente em paz. tenho uma aprendizagem diária que me tornou crente daquilo que é visível e palpável, assim, consigo separar o bem do mal e o mal do bem.
    AG
    http://momentosagomes-ag.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E com tudo isto que aqui escreves mostras que tens muita espiritualidade dentro de ti. Espiritualidade nada tem a ver com religião, mas sim com a consciência de que somos seres humanos e, como tal devemos viver " socialmente em paz ", em comunhão com os outros e não pensando só no " nosso umbigo "como se fossemos donos do mundo. Costumo dizer que há pessoas que cumprem religiosamente os preceitos da religião que seguem e, quando se olha para o comportamento delas na sociedade chega-se à conclusão que nem " no adro da igreja deveriam entrar " Espeiritualidade? Não têm nenhuma. Conheço muitas, amigo! Um beijinho e obrigada pela visita.
      Emília

      Eliminar
  9. Oi Emília!

    Estive ausente por alguns meses por isso a demora em aparecer por aqui.
    Gostei muito da postagens, não conhecia a obra de Benjamin Spock.
    A Espiritualidade acredito que vem de dentro pra fora, viver em paz com as pessoas, olhar com outros olhos as coisas simples desse mundo que a humanidade anda carente... Principalmente a generosidade, e igualdade. Ser solidário com o próximo.
    Creio que na vida tudo precisa de equilíbrio. Acho que a espiritualidade precisa estar ligada a esses fatores.

    Beijos querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, Smareis, a espiritualidade vem de dentro e são essas atitudes simples, de generosidade, solidariedade e muito respeito para com tudo e todos que fazem de nós verdadeiros seres humanos onde a espiritualidade se quer presente. Um beijinho e muito obrigada pela visita e pela opinião dada a este assunto que, creio eu, é pertinente na sociedade actual. Fica bem, amiga!
      Emília

      Eliminar
  10. Não conhecia esses dois filósofos, educadores ou homens de ciência, mas penso que a espiritualidade começa por nascer com a pessoa e será uma educação centrada em valores de respeito para com o outro e a natureza que nos cerca que se desenvolve. Pouco terá a ter com a fé centrada na ideia de Deus, mas com a consciência profunda de uma empatia profunda e em permanência com qualquer outro ser.
    O não fazer a outrem o que se não gostaríamos que não nos fosse feito ... é um princípio fundamental. Por isso me atrevo a contradizer a afirmação que bastará ser humanista para se ser considerado um ser espiritual...
    Amo animais racionais e não racionais - mas prefiro conviver com estes últimos e não me sinto menos humanista por isso.
    Deixo beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei muito do teu comentário, Maria. Acho que definiste muito bem o que é a Espiritualidade e também concordo que nela estão incluidos todos os valores " de empatia profunda e em permanência com o outro e com a natureza que nos cerca " E nessa natureza que nos cerca estão todos os elementos do universo que foram postos à nossa disposição e dos quais fazemos todos parte. Não me admira que gostes mais de conviver com os animais irracionais do que com os humanos, pois às vezes as atrocidades cometidas por estes são tantas que nos dá vontade de fugir deles. Amiga, muito obrigada pelo carinho e até breve. Um beijinho
      Emília

      Eliminar
  11. Olá, amiga
    Que lindos textos nos mostras!
    E não podia estar mais de acordo com a frase de Benjamin Spock.
    Sábias palavras de quem conhece bem a humanidade.
    Considero esta postagem óptima.

    Que o teu fim de semana seja maravilhoso.
    Um beijo amigo
    Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miguel! Antes de mais quero pedir-te desculpas pela ausência no teu blog, mas tive cá o meu irmão e o tempo fez-se escasso. Agora, aos poucos estou colocando as minhas visitas em dia. Muito obrigada pela visita e fiquei muito contente que tenhas gostado. Um beijinho e fica bem!
      Emília

      Eliminar

  12. E se é um tema fantástico que não cabe aqui dissertar sobre ele, por ser denso e rico de conteúdo, também não é isento de uma certa confusão para muitas pessoas que têm na religião o suporte e alívio para o bem- estar espiritual quando não pensam que espiritualidade é a religião por inteiro, sem obrigação e rigidez que nos ensinaram. Tudo o que é feito em liberdade e amor pelos outros, é sentido pelo coração e este não gostas de leis, mas sim de directrizes que ajudem a levar mais longe o que nasce de dentro, não o que é feito para se ver e saber mas sim sentir.
    Um grande tema para reflectir em pensamentos que nos fazem voar!
    Bom fds
    beijinho meu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É amiga Manuela, há bastante confusão neste assunto, pensando-se que a espiritualidade está ligada só à religião e assim não é. Por exemplo, as pessoas que vão todos os Domingos à missa dizem-se Católicas praticantes e muitas vezes só cumprem esse preceito e os outros parecem não fazer parte da religião. Eu deixei de dizer que não sou praticante, porque tento seguir os ensinamentos que me deram, só que não sou perfeita e por isso não cumpro alguns dos preceitos, como por exemplo essa obrigação de ir à missa todos os domingos que nos incutiram na infância. Há muito mais do que isso para que a pessoa se considere praticante desta ou daquela religião.Concordo que tudo deve ser feito " em liberdade e amor pelos outros " e não porque parece mal ou porque a religião assim manda. Um tema denso, sim, amiga e que daria " pano para mangas ", mas, já é bom discuti-lo um pouco aqui, porque assim refletimos no muito que ainda podemos fazer para que as coisas melhorem . Obrigada, Manuela pelo comentário sempre assertivo e que muito acrescenta a este pequeno " debate " Um bom fim de semana, amiga. Um beijinho
      Emlia

      Eliminar
  13. Gostei do texto bem como de todos os comentários. As vezes penso que as minhas fotos falam assim.
    Vou de férias, gostaria de conhecer Famalicão para onde envio um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, Manuel, as tuas fotos estão cheias de Espiritualidade. É uma maneira linda de mostrares que estás aberto ao mundo e aos seus problemas e que vives em comunhão com a natureza e com todos os seres que dela fazem parte. Quanto a Famalicão é muito fácil cá chegares; está a meia hora do Porto e de Braga. É uma cidade pequena, muito arrumada e bonita. Adoro viver cá. Passa por aqui, amigo! Vais gostar. Um beijo e um bom fim de semana. Obrigada pela visita.
      Emília

      Eliminar
  14. Olá Emília
    Há muito que não nos cruzamos.
    Fiquei muito feliz com a sua visita e o comentário que deixou.

    Pois, não sei ao certo se já cá tinha vindo, mas este blog já tem algum tempo...
    Este ano de 2014 criei um outro blog novo...

    Que bom saber que os meus posts ensinam algo
    Acredite que é mesmo o meu principal objectivo - partilhar todos os lugares novos que visito, vou conhecendo e quero muito dar a conhecer os lugares novos.

    SIM também tenho tido belos momentos na companhia dos meus netos!
    A Festa do Fogareiro da Moita é muito única e tradicional nesta região.

    Um beijinho e um bom fim de semana
    Tulipa

    Peço desculpa de não me pronunciar sobre o tema do seu post
    porque, muito sinceramente, não sei o que dizer...

    Tema que não sei definir - o que é a Espiritualidade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom ver-te por cá Tulipa. Há muito que não nos víamos, mas acontece sempre assim no Verão; pelo menos a mim. Não tem importância que não fales do tema; não é muito fácil definir a Espiritualidade, embora seja fundamental viver com ela. Um beijinho e muito obrigada pela. Um bom fim de semana e tudo de bom para ti e para os teus.
      Emília

      Eliminar
  15. Todos a temos dentro de nós .
    È necessário que dispamos toda a roupagem que encobre a nossa Humanidade .
    Precisamos do homem despido de tudo que foi acumulando e que é pernicioso ao ser espiritual que todos somos .

    Um beijo , Emilia ,
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei, Maria ! " todos a temos dentro de nós ", mas muitas vezes por diversos motivos encobrimo-la com uma couraça, como se tivessemos medo de mostrar o nosso lado melhor e mais humano. É preciso que deixemos esses" politicamente correcto", " parece mal " e sejamos seres humanos de coração sincero aberto a tudo e a todos. Amiga, tem um bom fim de semana e muito obrigada pelo carinho. Um beijinho e até breve
      Emília

      Eliminar
  16. Claro que têm toda a razão.
    Mas os principais valores da humanidade andam muito esquecidos...
    Tem um bom domingo e uma boa semana, querida amiga Emília.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que o sol voltou o que indica que iremos ter uma semana, mais agradável, o sol faz-nos bem e a chuva já estava a aborrecer. Infelizmente, assim é, Nilson os principais valores estão a ser.esquecidos e vemos coisas por aí que nos levam a pensar que os seres ditos humanos estão em vias de extinção. Obrigada, amiga e tudo de bom. Um beijinho e até sempre.
      Emília

      Eliminar
  17. A espiritualidade caminha parelho com todos os nossos atos da vidas( ou deveria, pelo menos!)


    Adorei teu PEDACINHO por lá! bjs, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Chica! A Espiritualidade deveria, sim, caminhar de mão dadas connosco, em todas as acções do nosso dia a dia; só assim seremos de facto humanos . Uma boa semana, amiga. Beijinhos
      Emília

      Eliminar
  18. Um grande tema! dá pano para mangas divagar sobre ele, penso que é fundamental á nossa vida mas, há valores que andam tão por baixo...
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lilás! É fundamental colocar a espiritualidade como lema na nossa vida; infelizmente isso não acontece e por isso o ser humano se sente tão perdido. Obrigada pelo carinho da visita e desejo-te uma bela semana. Beijinhos, amiga!
      Emília

      Eliminar
  19. Também acredito nisso, amiga. Os maiores e válidos sentimentos do mundo estão relacionados à evolução de nossa espiritualidade. Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria José! É bom ver-te por cá. É verdade, amiga , é fundamental que nos preocupemos com o nosso interior, com a nossa missão neste mundo. Não é só preocuparmo-nos com o ter mas sim com o Ser e um Ser cada vez melhor e mais aberto ao mundo, a tudo e a todos. Um beijinho e muito obrigada pela visita.
      Emília

      Eliminar
  20. Espiritualidade é o que deveria ser indispensável à Humanidade em vez de um Religião tantas vezes balofa e formal...

    Abraço grande e amigo, Mila

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, São, o problema é que há pessoas que seguem " à risca " os preceitos de uma determinada religião, mas quando saem da Igreja, Templo , Mesquita ou seja lá o que for a sua humanidade fica lá dentro.; pensam que a sua obrigação como seres verdadeiramente humanos, acabou com as cerimónias religiosas nas quais participaram. Na realidade há muito mais a fazer do que simplesmente seguir esta ou aquela religião. Há um mundo cá fora necessitando do nosso amor, da nossa essência colocados ao serviço do outro. Um beijinho, amiga, e muito obrigada pela simpatia. Fica bem!
      Mila .

      Eliminar
  21. Acho que grande parte dos nossos problemas vem da falta de Amor. Amor, com toda a carga que esta palavra implica.
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei, Fá..." amor com toda a carga que esta palavra implica"; é isso, sim! Um simples sorriso pode ser um acto de amor e não custa nada; é só estarmos mais atentos ao que se passa à nossa volta. Obrigada, amiga! Um beijinho e até sempre!
      Emília

      Eliminar
  22. OI EMILIA!
    PENSO QUE, SOMOS SERES EM ETERNA EVOLUÇÃO E QUE A MEDIDA QUE EVOLUÍMOS ESPIRITUALMENTE, VAMOS NOS TORNANDO PESSOAS MELHORES E MAIS CONECTADAS COM OS BONS SENTIMENTOS, E É NESTE CONTEXTO QUE O AMOR, AFLORA COM TODA A SUA FORÇA E FORMAS.
    POST MUITO INSTIGANTE, LEVANDO-NOS A MUITAS REFLEXÕES.
    ABRÇS

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo menos assim deveria ser, Zilani. Com o passar dos anos temos obrigação de evoluir em todos os aspectos, principalmente na Espiritualidade, pois isso significa que temos aprendido com a vida e com os outros, tornando-nos assim seres humanos cada cada vez mais completos. Muito obrigada, amiga, pelo teu contributo e desejo-te dias iluminados. Um beijinho e até sempre.
      Emília

      Eliminar
  23. Hoje estou passando somente para matar as saudades,
    e marcar minha presença.
    Sem duvidas levo no coração sua postagem.
    Só assim valerá a pena minha presença aqui.
    Um feliz continuar de semana .
    Beijos..Evanir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Evanir. É sempre um gosto vê-la por aqui.Fica bem, querida amiga e volta sempre!, Um beijinho de grande amizade.
      Emília

      Eliminar
  24. Gostei muito do seu blogue, pelas ideias, pelas citações e informações sobre escritores, pelas músicas. Vou passar a seguidora.
    um beijinho
    Gábi

    ResponderEliminar