quarta-feira, 12 de junho de 2013

O HOMEM PERDÃO



NELSON MANDELA, um "ícone mundial da reconciliação"

 JOANESBURGO — O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, hospitalizado este sábado aos 94 anos em estado grave, encarna, em todo o mundo, os valores do perdão e da reconciliação por ter tirado seu país do regime racista do apartheid e ter renunciado à vingança contra a minoria branca, que o manteve na prisão durante 27 anos
. "O perdão liberta a alma, faz desaparecer o medo. Por isso o perdão é uma arma tão potente" disse Mandela, prêmio Nobel da Paz em 1993, em uma frase, agora mítica, que explica sua visão do mundo e da humanidade e que o transformou no dirigente mais popular do século XX.

 Apesar de estar afastado da vida pública há anos, continua sendo uma figura venerada além das fronteiras da África. Considerado um "ícone mundial da reconciliação" por Desmond Tutu, outra das grandes figuras da luta contra o apartheid, o ex-presidente sul-africano, que nunca pregou ideias políticas nem religiosas, encarna valores universais, um tipo de humanismo africano alimentado pela cultura de seu povo, os xhosas. "Madiba", o nome de seu clã e como seus compatriotas o chamam afetuosamente, nunca foi um revolucionário no estilo de Lênin ou Gandhi. Quando era jovem gostava de desporto - foi boxeador amador -, de roupas bonitas e tinha fama de sedutor.
  "Longe de assumir um papel divino, Mandela é, ao contrário, total e absolutamente humano, a essência do ser humano em tudo o que essa palavra pode significar", escreve sobre ele seu compatriota Nadine Gordimer, prêmio Nobel de Literatura. Seus atos, lembrados e venerados por seus compatriotas ao longo dos anos, acabou criando uma espécie de culto que Mandela nunca buscou.

"Um dos problemas que me preocupavam na prisão era a falsa imagem que tinha e não queria projetá-la ao mundo. Me consideravam um santo e nunca fui um", explicou uma vez a um jornalista.

 De Christophe Beaudufe (AFP)


Toda a sua vida este GRANDE SENHOR lutou pelo seu povo e agora luta para que a vida lhe permita mais tempo junto daqueles que aprenderam a amá-lo.  E esta foi a forma que escolhi para manifestar a minha ADMIRAÇÃO...o meu RESPEITO a minha GRATIDÃO a  Nelson Mandela
. FORÇA, MADIBA e muito obrigada pelo tanto que fizeste e continuarás a fazer pela humanidade
. O mundo inteiro jamais te esquecerá!
.
Emília Pinto

41 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. O mundo inteiro jamais o esquecerá sem dúvida.
    Gostei muito desta homenagem.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe, Lilás, sempre admirei este Senhor e quis homenageá-lo enquanto ainda está entre nós. Não será por muito tempo, mas ficará eterno no significado que deu à vida de todos nós, em especial à vida do povo africano. Um beijinho, amiga e muito obrigada por se juntar ao Começar de Novo nesta simples homenagem.
      Emília

      Eliminar
  3. Um dos homens mais marcantes do século passado, e um exemplo para toda a humanidade.
    Amiga se puder passe no Sexta.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. " Um exemplo para toda a humanidade," sim, Elvira e é uma pena que líderes como este não existam mais.Quis homenageá-lo ainda entre nós e agradeço-te por teres participado nesta homenagem. Irei sim ao Sexta. Fica bem, amiga e um beijinho.
      Emília

      Eliminar
  4. Merecida homenagem a Nelson Mandela, um "ícone mundial da reconciliação".

    Um exemplo a seguir por tanto governante!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Costumo dizer que os verdadeiros líderes estão em vias de extinção, Lisa e não creio que tão cedo vejamos líderes como este. Já me contentava se aparecesse algum que tivesse metade das qualidades deste. Um beijinho, amiga e muito obrigada pela
      visita. Fica bem . Até sempre!
      Emília

      Eliminar
  5. Uma verdadeira lição de generosidade e humanidade....Soube "navegar" por entre as hostilidades, apregoando o que muita gente esquece, a PAZ e o PERDÃO...
    Gostei muito...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve ser por ser tão generoso que, apesar de todo o sofrimento metido numa prisão durante 27 anos continua a resistir apesar dos 95 anos. Pena que o ser humano não aprenda que estes sentimentos nos ajudam, primeiro a nós mesmos e depois a todos os outros. Muito obrigada, Marta pelo carinho e fico muito contente que tenha gostado desta homenagem. Fica bem, amiga!. Um beijinho
      Emília

      Eliminar
  6. Que grande homem! Junto-me a você, Emília, e a todas as pessoas que admiram Mandela. É de pessoas desse quilate, que Mundo está carente.
    Parabéns, pela belíssima e justa homenagem.
    Um forte abraço,
    da Lúcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Lúcia! Penso que não há uma única pessoa que não admire este GRANDE HOMEM. Vai ficar eterno no coração de todos, principalmente dos Sul Africanos. Um beijinho, amiga e até sempre.
      Emília

      Eliminar
  7. Emília, querida amiga
    Agradeço, agora individualmente, a tua presença e as tuas palavras que me ajudam a encarar com mais calma a enorme perda que sofri. Já passou um ano… mas parece que foi ontem.
    Há, de facto, momentos em que me surpreendo com um leve sorriso, ao lembrar tantas coisas boas que vivi. Mas… a saudade acaba por se sobrepor, e aquela dor fininha vem de mansinho, e instala-se, mesmo que eu não queira.
    Mas, a vida continua, e tenho que arranjar forças (às vezes com muito esforço) para continuar a caminhada.
    Não me agradeças o convite. Eu é que agradeço, de coração, a tua presença que, como sabes, me é sempre muito agradável.
    Um beijinho muito GRANDE.

    Nelson Mandela, esse GRANDE SENHOR, merece não ser esquecido jamais, pelo muito que lutou pelo seu povo e pela Paz.
    Que o mundo o recorde SEMPRE!

    PS – A minha próxima postagem será no dia 14, como habitualmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei, Mariazita que esse leve sorriso das boas recordações logo é substituído por uma saudade dolorosa. Com o tempo amiga essa saudade doída vai dando lugar a uma saudade nostalgica e o sorriso se manterá mais tempo. É preciso dar ao tempo o tempo necessário para que nos ajude a superar as dores. A vida ainda não me deu uma dor dessas, mas consigo bem imaginá-la, amiga. Muito obrigada pelo grande carinho e lá estarei na sua " casa " para uma visita sempre muito agradável. Força, amiga e um beijinho muito especial.
      Emília

      Eliminar
  8. Como poderia um ícon dessa envergadura passar "despercebido" nas lentes fantásticas da Emília?
    E completamente de acordo querida amiga. O mais fantástico no ser humano é, como ser pensante, ter a medida do perdão no perdão sem medida. Não será por acaso que é uma das virtudes mais apregoadas pela doutrina budista. Perdoando aos outros, somos o agente do perdão, logo perdoamo-nos a nós próprios. Só por isso bem aventurados os que têm a facilidade do perdão porque poucos são os que conseguem apagar...
    Um grande abraço querida amiga
    Bjis grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei, Manuela que as minhas lentes não são " fantásticas, mas tenho consciência que gosto de as focar sempre no que de mais valioso considero no ser humano. Sabe, abomino o preconceito, a discriminação racial e religiosa. Não consigo ver as qualidades ou defeitos do ser humano conforme a sua cor ou credo. O ser humano é um individuo e portanto diferente um do outro; numa mesma raça não há um ser humano igual; para mim há simplesmente seres humanos todos diferentes na sua individualidade. Por isso admiro todos aqueles que deram ou dão a sua vida para que se deixe de considerar uma raça melhor ou pior que outra. Este senhor conseguiu unir duas raças e impedir que a que foi massacrada
      se vingasse daquela que durante tantos anos a considerou inferior. Merece bem ficar para a história como " O Icon mundial da reconciliação ". Perdoar nem sempre é fácil, amiga, mas faz-nos bem quando somos capazes dessa virtude. Um beijinho, querida amiga e muito obrigada pelas palavras sempre carinhosas. É sempre bom recebê-la.
      Emília

      Eliminar
  9. Linda homenagem à esse lutador! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continua a lutar, agora pela sua vida, Chica e quis homenageá-lo enquanto ainda se encontra entre o seu povo. É um Senhor que sempre admirei, principalmente pela capacidade de perdoar, o que não é nada fácil. Muito obrigada, amiga, pela visita. Um beijinho e até sempre.
      Emília

      Eliminar
  10. Junto - me à sua homenagem .
    Ninguém fica indiferente a este Senhor . Nem à sua postura perante a vida .
    Ficará na História , como exemplo .

    Beijo grande , Emília ,
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a certeza que não há uma única pessoa que não o admire, Maria. Pena que não consigamos seguir-lhe o exemplo na sua capacidade de amar e perdoar. Ficará, sim, na história e no coração de todos, principalmente no do povo africano. Um beijinho, amiga e muito obrigada pelo seu carinho. Boa noite!
      Emília

      Eliminar
  11. Olá a ambas,

    Nelson Mandela é a personificação da generosidade, amor fraterno e grandiosidade humana. Homem que lutou por si e sobretudo pelos "outros". Um exemplo que ficará para sempre marcado na história e irá, com toda a certeza, perdurar.

    Um grande beijinho para ambas, desejando que a Emilia já se encontre melhor!

    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas que surpresa boa, Joana! Já estava com saudades! Espero que esta ausência seja por bons motivos, pois mereces que as coisas te estejam a correr bem; tenho a certeza que sim! Quanto a mim, estou melhor, sim, embora ainda me esteja a custar bastante ver a minha mãe com depressão; vamos ver se a melhoria do tempo e a chegada do sol contribuem para que se sinta melhor. Muito obrigada pelo teu cuidado; um miminho que me soube muito bem. Aparece sempre que puderes, certo, amiga? Para ti só te posso desejar que estejas a conseguir tudo o que esperas da vida. És uma menina fantástica e a vida vai-te retribuir, de certeza, tudo aquilo que lhe dás com tanta generosidade.Um beijinho, Joana e muito, muito obrigada pelo carinho.
      Emília

      Eliminar
  12. Com um beijinho vim matar saudades..

    África



    África...
    Linda...
    Imensa...
    E mágica...
    África dos Leões...
    Dos elefantes...
    Das girafas...
    E do salalé...
    Do muito...
    E do pouco,,,
    Da magia,,,
    Da vida...
    Do amor...
    E da saudade...
    África...
    É tudo isto...
    África...
    É a imensidão...
    Do ir... Do amar...
    E do querer... Voltar!...

    LILI LARANJO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E fizeste muito bem, Lili! Eu também tenho andado um pouco ausente, mas às vezes a vontade diminui e aparecemos menos; isso no entanto não quer dizer que tenhamos esquecido os amigos. Voltaste com uma bela homenagem à tua Africa, homenageando assim o seu filho mais ilustre; Nelson Mandela. Obrigada, Lili e espero que esteja tudo bem contigo. Um dia deste visitar-te-ei. Um bom fim de semana, amiga. Beijinhos
      Emília

      Eliminar
  13. Olá, querida Emília
    Fico impressionada como os grandes santos se consideram os maiores pecadores... que humildade!!!
    Seja muito feliz e abençoada!!!
    Bjm de paz e bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Roselia! Seja bem-vinda ao Começar de Novo! Espero que tenha gostado e que volte mais vezes. De facto assim é, amiga, a humildade é própria dos corações bondoso e humanos e este GRANDE SENHOR tem o coração do tamanho do mundo. Um beijinho e muito obrigada pela visita. Tenha um bom fim de semana
      Emília

      Eliminar
  14. OI EMÍLIA!
    FAÇO MINHAS AS TUAS PALAVRAS.
    NÃO COLOCÁ-LO EM UM ALTAR, MAS NUM PEDESTAL SIM E COM TODAS AS HONRAS QUE UM SER HUMANO ESPECIAL MERECE.
    LINDA HOMENAGEM.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Zilani! Um ser humano especial que será recordado para sempre por todos nós. Pena que seres assim sejam raros, pois o mundo está carente de PERDÃO e GENEROSIDADE. Falta humanidade no dito ser humano. Um bom fim de semana, amiga. Um beijinho
      Emília

      Eliminar
  15. Emilia
    Grande Homenagem!
    Como ele diz "o perdão liberta a alma",
    A maioria do ser humano continua aprisionado,assim, que toda a humanidade tenha como espelho ESTE GRANDE SENHOR.
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As mágoas...a raiva enchem-nos de amargura; quando conseguimos compreender e perdoar as atitudes dos outros ficamos muito mais leves ficamos mais leves e satisfeitos por termos tido essa capacidade de perdão. Um beijinho, Hermínia e espero que tenha um bom Domingo.
      Emília

      Eliminar
  16. De corpo e alma consigo, nesta homenagem, Emília. Que poder imenso esse do perdão e que pessoa imensa a de Nelson Mandela! Uma gratidão enorme, também, por ele existir entre nós.
    Abraço do coração.

    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que GRATIDÃO é o que todos nós devemos sentir por este SENHOR. Está muito longe de nós mas é um exemplo a seguir por todos. A cada instante do nosso dia temos sempre algo a perdoar, a entender, a aceitar e nem sempre fazemos isso; julgamos mais do que aceitamos e perdoar...bem...isso ainda fazemos menos. Pela grande humanidade que existe neste Homem, temos que agradecer à vida sempre. Um beijinho, Teresa e obrigada por ter vindo. É sempre muito bom tê-la aqui. Uma boa semana, amiga!

      Eliminar
  17. Um ser humano sem dúvida muito especial. O mundo só tem a aprender com as grandes lições deste senhor.
    Um beijinho Emília e uma feliz semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pena que o mundo não aprende, Rita e é com muita tristeza que vemos que lideres como este já não existem. Se houvesse mais alguns como Nelson Mandela com certeza tudo seria diferente; precisavamos de, pelo menos, um em cada continente!!! beijinhos, amiga e muito obrigada pela visita. Uma boa semana!
      Emília

      Eliminar
  18. Homenagem justa e merecida.
    Porque será que os actuais lideres políticos não copiam estes exemplos vivos hoje neste tempo de explorados e exploradores.
    Homem com letras de ouro que poucos conseguem copiar na sua visão de amor ao seu povo e ao seu país.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que ninguém consegue entender e muito menos responder à tua pergunta, Luis. O dinheiro e o poder infelizmente mandam muito mais que o amor, a solidariedade e o respeito pelos outros; sempre foi assim e, apesar da grande evolução o mundo continua sem HUMANIDADE. Obrigada, Luis pelo carinho da visita e palavras emotivas. Um beijinho e fica bem, amigo!
      Emília

      Eliminar
  19. Emília, vou te confessar, enquanto uma multidão de jovens ostentam em suas camisas a cara do Che Guevara sem ao menos saber quem foi, muito menos procuram saber quem foi Nelson Mandela, Mahatma Ghandi, ou Martin Luther King. O Glamour de alguns "heróis" reside no fato de portarem uma pistola, ou uma metralhadora.
    Heroi de verdade mesmo, para mim, foi esse homem, esse ícone da resistência, e que devolveu aos seus irmãos, o que lhes era de direito: A África! Acertou no post. Parabéns, um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente contigo, António. Admiro muito também esses GRANDES HOMENS que homenageaste aqui e foi uma grande perda para a humanidade que alguém " portando uma arma ou metralhadora " os tivesse impedido de continuar o seu trabalho em prol de todos nós. Como eles muitos outros se foram e agora, partindo este, pouco nos restará como referência. Quando li o teu post, António pensei na coincidência e sabia que ias gostar desta minha singela homenagem. Agradeço-te a visita e principalmente o facto de a NELSON MANDELA teres acrescentado o nome do MAHATMA GHANDI e MARTIN LUTHER KING . Um beijinho e muito obrigada, amigo!
      Emília

      Eliminar
  20. Não posso deixar de te dizer quanto admiro este grande Homem.
    Admiração, respeito, carinho e uma imensa simpatia por ele.
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tinha a certeza, Isa, que admiravas e respeitavas este grande Homem.Penso que apesar de tanta discriminação, odios, guerras não haverá no meio de toda esta insensatez uma única pessoa que não o admire. Obrigada por teres vindo e assim estares presente nesta simples homenagem que quis fazer a este SENHOR.
      Um beijinho e até sempre.
      Emília

      Eliminar
  21. Olá Emília!
    Desde sempre o achei um HOMEM superior!
    Quem de nós, seres vulgares,seria capaz de tamanha grandeza de alma?! Depois de tudo o que passou...dar uma lição de humildade e de perdão...que até hoje me comove até às lágrimas.
    O mundo precisa tanto de seres desta envergadura e...não se encontram por aí, minha amiga!
    Bela homenagem.
    Abraços.
    M. Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso da mesma maneira, Mª Emília e acho que nunca mais teremos um Homem assim. É essa capacidade de perdão que o mundo precisa, mas de facto, amiga, é muito difícil ver um ser humano, depois de ter passado o que passou ser capaz de perdoar. Também creio que não há nem haverá outros assim. Só espero que a vida nos permita que ele fique mais algum tempo entre nós; o seu exemplo faz falta a todo o mundo. Obrigada, amiga pelo carinho da vista e desejo que tenhas um belo Domingo. Um beijinho

      Emília

      Eliminar