quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

PROJECTO RELEVANTE!


Não podia deixar de falar duma iniciativa levada a cabo pelo Núcleo de Crianças da Amnistia Internacional, Seccção Portuguesa, sediada em V. N. De Famalicão que se propõe a alertar os pais e educadores para o perigo que representam para as crianças os brinquedos bélicos. A guerra não é brinquedo! Pensem nisso!

"O I Encontro Nacional de Educação para os Direitos Humanos, subordinado ao tema: “A guerra não é um brinquedo” é um projecto do Núcleo de Crianças da Amnistia Internacional – Portugal e da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, em parceria.


A convicção de que os primeiros anos de escolaridade são fundamentais para a formação da pessoa e constituem a base para qualquer desenvolvimento posterior no plano intelectual, social, cultural, afectivo e ético é uma conquista da reflexão, da pesquisa e da prática educacional, que já não pode ser colocada em questão. O desafio está em, no meio das contradições da nossa sociedade, sermos capazes de favorecer uma dinâmica educacional comprometida com o fortalecimento da democracia e da cidadania.

Este Encontro, que contou com a participação de diversas individualidades intrinsecamente ligadas à temática e teve lugar na Casa das Artes, dia 12 de Fevereiro - Dia Internacional contra o Uso de Crianças-Soldado. Foi feita a entrega simbólica de brinquedos bélicos, recolhidos no concelho, aos escultores Alexandre A. R. Costa e Jorge Fernando dos Santos, responsáveis pela Construção do "Monumento das Crianças à Paz".

By, Que Voa
in catando-piolho.blogspot.com

Curiosidades
A Amnistia Internacional foi fundada em 1961 pelo advogado inglês Peter Benenson, na sequência de uma notícia publicada no ano anterior pelo jornal Daily Telegraph sobre a condenação de dois jovens estudantes portugueses a sete anos de prisão por gritarem "viva a liberdade" numa esplanada do centro de Lisboa durante o regime de Salazar.
in, Wikipédia-enciclopédia livre

Hermínia Lopes

11 comentários:

  1. Boa ideia, Hermínia! Temos que noticiar as coisas impotantes que se fazem no nosso País e ainda mais quando iniciativas destas se fazem na nossa terra e com a colaboração da nossa querida Que voa...claro muito mais sua querida que minha. Os meus parabéns a ela e aos outros colaboradores. Um beijinho
    Emília

    ResponderEliminar
  2. Oi Emilia!
    Obrigada pelo comentário , e mais pela grande ajuda que deu na divulgação de tão grande projecto.
    Creio que se podem inscrever como membros da amnistia, mas para isso só perguntando como, a ...Que Voa...no blog catando-piolho.blogspot.com.
    É realmente relevante este trabalho, num actual mundo tão conturvado.

    ResponderEliminar
  3. Um trabalho muito importanto. A educação é tudo na formação cultural, social e ético . Dizem "..." que a educação é direito de todos... mas conheço muitos que não tem acesso, por não ter recurso... Então me pergunto: ONde está esse direito?????? , talvez o direito seja só para os privilegiados.
    Aqui no Brasil existem as Faculdades Federal, as mais dispotadas, pois são as melhores, e não existe custo. Mas só passa no vestibular , os filhos de magnatas. E se o pobre quiser estudar.... tem que se sacrificar e pagar, mensalidades nada acessível...

    Muito interessante esse projeto do seu país.


    Parabens

    Um otimo final de semana
    Andresa

    ResponderEliminar
  4. gostarai que a Anistia Internacional olhasse com mais atenção a questão da ação da policia brasileira nos bairros pobres do país, aqui ser pobre ou negro nestes bairros é corre sério risco de morte

    ResponderEliminar
  5. Oi Andresa!
    É com bastante pena que li o seu comentário, é pena que isso aconteça, essas diferenças, fazem-nos desacreditar no homem, tanto se luta pela justiça, pelo direito à educação e por tudo que é base numa sociedade mais justa!
    Tenhamos Esperança no futuro!
    Até breve e obrigada por ter vindo!

    ResponderEliminar
  6. Oi Ediney!
    Pelo menos houve alguém de senso que a fundou, daí pelo menos todos os que se tornaram membros e não só estão atentos !
    Com tempo muitos problemas se hão-de resolver e talvez esse que apontou, e tantos outros que estão à espera de resolução.
    Por isso amigo há que ter fé e esperança e não ficarmos passivos, da nossa parte também se pode fazer alguma coisa,e muita se pode ganhar ganhar!
    Volte
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  7. "A guerra não é brinquedo! Pensem nisso!"

    Mas as crianças vivem com esse brinquedo terrível, dia a dia, pela TV, pela internet, pelos jogos de vídeo.
    Triste mas é verdade.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Oi Cantinho!
    Sabe que tem razão, vai-se a qualquer supermecado estão eles na tentação, são creados no meio deles.
    Os próprios bonecos já vêm todos equipados, como já estejam a ensinar..que têm de lutar.
    Obrigada e até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  9. È DE PEQUENINO QUE SE TORCE O PEPINO...ditado popular, pleno de sabedoria, porque sem moldarmos consciências não podemos mudar o mundo, quando ele chega aos limites...daí o valor da educação!
    abraço amigo
    Meg

    ResponderEliminar
  10. Oi Meg!
    Tens toda a razão no teu comentário, daí o trabalho feito,pelo menos alguma coida por poucou que seja ficou.
    Obrigada e volta

    ResponderEliminar
  11. Bem é com grande satisfação que vejo aqui espalhada a ideia de que "a guerra não é um brinquedo". Sou membro do Núcleo de Crianças e vos digo, famalicao agarrou esta ideia com toda a força!
    A campanha ainda continua, façam chegar brinquedos, divulguem a ideia e venham connosco participar na escultura pela paz!

    ResponderEliminar