quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

NEM TUDO É MAU!

Muita coisa se tem feito aqui em Portugal em prol da inclusão social, principalmente no que se refere à preocupação com as crianças e jovens mais desfavorecidos e que vivem em bairros problemáticos. Há no entanto ainda muito a fazer! Falei há algum tempo do projecto " Mediador Cigano" criado para ajudar na integração das minorias, principalmente a etnia cigana. Hoje vou falar de um outro também muito interessante e que usa o futebol como atractivo para chamar as crianças, fazendo assim com que elas se interessem pela escola e aprendam o verdadeiro significado da palavra cidadania.



"A Associação Nacional de Futebol de Rua foi criada a 29 de Novembro de 2007, é uma associação privada de solidariedade social sem fins lucrativos, reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública

A ANFR utiliza o Futebol de Rua como estratégia de inovação social, através da intervenção sócio-pedagógica e cultural com os objectivos de promover o desenvolvimento humano e a inclusão social dos cidadãos. Sedeada em Portugal, o campo de actuação da associação é o espaço da lusofonia e coopera com outros países ou comunidades de expressão portuguesa, sempre que a sua actividade se prove necessária.

A criação da ANFR baseou-se na experiência da sua equipa fundadora, responsável pelo desenvolvimento do Futebol de Rua em Portugal e pela participação de equipas nacionais em projectos internacionais. Esta experiência afirmou a necessidade de criar uma associação exclusivamente dedicada a esta modalidade desportiva. Tal como já acontece em vários países do mundo, em Portugal a ANFR é a primeira associação a utilizar o Futebol de Rua como estratégia criativa na promoção de estilos de vida saudáveis e na resolução de problemas sociais como a pobreza, a exclusão ou a xenofobia.

O Futebol de Rua, em particular, o jogo, é o campo ideal para o desenvolvimento de sentimentos de pertença, espírito de equipa, luta por um objectivo comum e neste caso – a partilha de um campo para a vida.

Os objectivos da ANFR são, promover:

- Inclusão social, estratégias preventivas e de combate à pobreza e exclusão social
- Diálogo Intercultural e união entre os povos
- Estilos de vida saudáveis e acesso à prática desportiva
- Mudança social, capacitação e desenvolvimento humano"

in Novas Tendências



Temos sempre a tendência de só falar dos males da nossa sociedade, da irracionalidade que vemos muitas vezes no ser humano; está certo... é preciso alertar, criticar, chamar a atenção para os problemas que enfrentamos; acho, no entanto, que há muitas coisas boas a serem feitas por este Portugal afora e que devem também ser noticiadas, elogiadas; muitas pessoas que devem ser homenageadas pelo bem que fazem e pelo tempo que disponibilizam em prol dos mais desfavorecidos. Quando nos apercebemos de tudo isto a nossa esperança no ser humano aumenta e voltamos a acreditar que é possivel construirmos um mundo melhor.

Emília

22 comentários:

  1. Que bonito.. el vídeo esta precioso me gusto la música..

    Un abrazo
    Saludos fraternos..

    ResponderEliminar
  2. Oi Emilia!
    Parabéns para o alerta, que trouxe para o nosso blog, enriquecendo e alertando para os problemas cruxiais, mas que passam tão ao lado.
    Por aqui deveria começar a educação, o começo da união das raças.
    Está no começo a integração ,mas que seja uma integração pura , e não só para ocupar as páginas dos jornais.
    Construir um povo melhor, acabar com o racismo, não falo só na cor, mas dentro da própia cor.
    Já que não podemos começar pelo nascer-diferente, comecemos pela junção da grande lição do video.
    Muito daria para dizer ,mas o pouco que se faça, contribuimos para o abraçar!
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada, Adolfo pela visita. Fiquei contente por ter gostado. Apareça sempre. É um gosto tê-lo cá. Um beijinho
    Emília

    ResponderEliminar
  4. É isso, Hermínia! Nada no mundo é igual; há diferenças nos animais, na natureza, nos individuos; é assim que tem que ser e é isso que temos de aceitar; esta mistura de tons, de cores, de culturas é que dão colorido ao mundo. Não sei por quê o ser humanos não consegue entender isto. A igualdade só se quer nos direitos e nas obrigações; em tudo o resto as diferenças só enriquecem.Penso que nunca é demais falar destas iniciativas para que elas cresçam e se espalhem por todo o país. Um beijinho e até breve.
    Emília

    ResponderEliminar
  5. Nos quatro cantos do mundo, o problema único da critica e da reclamação. Mas ha sempre algo bom sendo feito pela sociedade, e da mesma maneira que criticamos devemos saber homenagear e elogiar . O mundo precisa de critica construtiva que incentive outros a tomar atitudes humanas.
    Bjs
    e um otimo dia

    Andresa

    ResponderEliminar
  6. Ola Emilia:)
    Teem um desafio no mei blog:)Vá lá dar uma espreitadela:)Kiss

    ResponderEliminar
  7. Aqui na questão de inclusão as coisas não estão fáceis. Por exemplo, no lugar de reformar o ensino e melhorar a escola do pobre o governo criou cotas pra facilitar aprovação em massa de estudantes não importando se eles estão preparados ou não para isso, no lugar de distribuir a renda o governo distribui dinheiro par à população e não investe nada na formação das pessoas.

    ResponderEliminar
  8. Obrigada, Andresa. Foi pensando no incentivo que me lembrei de noticiar coisas boas que acontecem na sociedade. Um beijinho e volta sempre. Gostei do teu comentário
    Emília

    ResponderEliminar
  9. Concordo contigo, Ediney.O dinheiro vai sempre para onde não é preciso. Sei que aí o problema ainda é maior do que cá e também não concordo com esse sistema das cotas; é uma ilusão. O pobre não tem ensino de qualidade nas escolas públicas e, claro, sem bases não interessa facilitar o ingresso nas faculdades; é uma ilusão. Com se costuma dizer, não se deve dar o peixe, mas sim ensinar a pescar, mas os governos infelizmente querem agradar o povo para terem votos e distribuem o peixe; há sempre quem prefira este sistema, infelizmente; são os tais pobres de espírito. Um beijinho, amigo e volta sempre, pois os teus comentários são sempre bons
    Emília

    ResponderEliminar
  10. Obrigada pela visita, Um Pedacinho de mim. Irei logo que possa ver o desafio. Volta sempre. Um beijinho
    Emília

    ResponderEliminar
  11. É sempre muito gratificante ver quando alguma coisa é feita para que a inclusão aconteça, principalmente se é feita "com pés e cabeça". Mas muito continua para ser feito, pois ainda há muitos jovens que precisam de sentir algum incentivo para as suas vidas e tomar um rumo que melhore a sua maneira de estar na sociedade. Há que pensar na escola, há que pensar no que fazem quando não estão na escola há que arranjar propostas para que se sintam úteis na sociedade em que vivem e em que estão inseridos. A cor, a raça, a religião, não deverão NUNCA ser impedimento, seja para o que for.
    Um beijinho, amiga, e obrigada por partilhar a sua preocupação
    Romicas

    Tenho o desafio para as comunicadoras no meu blog.

    ResponderEliminar
  12. Lindo projeto... o amor ao próximo precisa urgentemente entrar na moda!
    Este e outros projetos que ajudam os mais necessitados, é um trabalho de muito amor.

    A gente se envolve e quando percebe já estamos ajudando com olhares, abraços, sorrisos e palavras de consolo.

    O mundo precisa tanto destes olhares...
    Parabéns!
    Divulgando no blog os projetos quem sabe outros tantos serão criados.
    Abraços Apertados do projeto BENDIZER

    ResponderEliminar
  13. Oi Romicas. Antes de mais muito obrigada pelo seu belo comentário. Acho importante divulgar o que se faz de bom para que outros sigam os passos. Quanto ao desafio, já lhe respondi no seu blog. Um beijinho e apareça sempre, pois são muito importantes os comentários e ideias das pessoas que lêm o que escrevemos.
    Emília

    ResponderEliminar
  14. Lindo este projecto, maravilhoso o seu Rosário. O Bendizer é a prova de que há pessoas que, mesmo sofrendo, ainda têm disposição para pensar na dor dos outros. Foi também pensando em ti que me lembrei de fazer jus a pessoas que lutam em prol dos outros e postar sobre isso. Parabéns, Rosário e muito obrigada pelo seu testemunho aqui no começar de novo.O beijinho de sempre carregadinho de orgulho por tê-la conhecido
    Mila

    ResponderEliminar
  15. Olá!

    Tão bonito este post amiga Emilia!
    Importante é mesmo respeitar e não julgar as diferenças que existem entre nós, e restante natureza. Para que julgar sem motivo algum para isso? Enfim, a verdade é que o que mais fazemos é julgar.
    Ainda bem que existem associações destas que, tal como dizes, nos fazem acreditar que o ser humano pode realmente (se quiser) fazer muito para melhorar o mundo onde vive.

    Para terminar sabes uma das coisas que acho que nos impede de avançar. É o facto de, nós Portugueses estarmo-nos sempre a lamentar em vez de ver que afinal coisas bonitas existem, mesmo quando não se veem a olho nu.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Olá Amigas

    Me desculpem ter estado algum tempo ausente. sabem meu motivo! Agradeço o comentário e deixo o copnvite para visitarem meu blog, a fim de receberem meu selinho de 5000 visitas , na barra lateral.

    Bom fim de semana

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  17. Minhas Amigas sempre defendendo coisas Nobres... muito obrigado

    Estamos sempre a caminhar num labirinto...
    A realidade é bem visível, só quem vive o prob. ou anda no terreno é que sabe as dificuldades com que se depara.

    Pensamento solitário

    Vejam a sociedade amontoada
    em esquinas sujas e perigosas
    São crianças sem espaço
    São jovens sem ideias

    E os adultos? Estão sempre sem tempo
    Escória! Desilusão! Medo!
    Crianças reprimidas, jovens alienados
    Gente sem nada para pensar

    É o mal...
    São flores da falta de futuro
    E frutos nascem como pobreza
    Como tristeza

    É na Terra e no Universo
    Planeta solitário
    Assim como os habitantes
    Cada um em seu viver...

    É um mundo realmente triste...
    Apatia... chega de miséria
    Por favor, dê- me a mão
    E converse um pouco comigo... um pouco!

    Luiz Guilherme

    Votos de um bom fim-de-semana.
    bjs.com amizade.

    ResponderEliminar
  18. Obrigada, Joana. Gostei muito do teu comentário ! Passamos de facto a vida a julgar os outros e muitas vezes só pelo simples facto de serem diferentes nas crenças e cor, como se isso tivesse alguma importância. Somos todos seres humanos e isso é o que basta. Um beijinho, querida amiga e volta sempre.
    Emília

    ResponderEliminar
  19. Amigo Alvaro, o que interessa é que apareça sempre que possa. Gostamos muito da sua presença. Muito obrigada pelo selo e parabéns pelas 5OOO visitas. Um beijinho e que tudo lhe corra pelo melhor
    Emília

    ResponderEliminar
  20. Muito obrigada, Jacaree pelo lindo poema que nos mostrou aqui. De facto o mundo anda triste, cheio de misérias e às vezes é preciso tão pouco para o tornar mais colorido; basta estender a mão...conversar um pouco...dar um sorriso. Um beijinho e volta sempre!
    Que os sorrisos nunca te faltem!
    Emília

    ResponderEliminar
  21. Emília querida,

    Está certíssima, tão importante quanto criticar é saber reconhecer e apoiar iniciativas bacanas como esse importante programa social que Portugal está colocando em prática.

    Muito oportuno seu post, como sempre.

    Aproveito pra te deixar aqui os votos de um belíssimo final de semana, tá?

    Beijoca!!!

    ResponderEliminar
  22. Olá Tânia! Que bom vê-la por cá. É preciso também falar das coisas boas que em todo o lado se fazem; assim se incentiva a que se pratique cada vez mais o bem. Um beijinho e obrigada pela visita.
    Emília

    ResponderEliminar